TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Extensão

Por:   •  31/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

Evelyn Daiana Santos da Paixão

RGM

31438032

CURSO

Pedagogia Licenciatura

POLO

Aracaju - São José

Atividade de Aprofundamento da Extensão Acadêmica

1. Quais são as maneiras pelas quais a experiência em projetos de extensão pode ser relevante para sua futura carreira profissional?

        A experiência em projetos de extensão pode ser altamente relevante para a sua futura carreira profissional. Projetos de extensão são iniciativas acadêmicas e educacionais que buscam aplicar o conhecimento e os recursos da instituição de ensino em benefício da comunidade externa.

O desenvolvimento de habilidades é um processo contínuo de aprimoramento e aquisição de competências específicas que são necessárias para realizar tarefas ou alcançar objetivos em diferentes áreas da vida.

        Trabalhar em equipe é uma habilidade importante para o sucesso pessoal e profissional.

        O aprendizado interdisciplinar é importante porque permite que os alunos combinem estruturas e conceitos de várias disciplinas para examinar um tema ou resolver um problema a partir de diferentes perspectivas.

        O compromisso com o serviço à comunidade é uma demonstração de responsabilidade social e ética por parte das empresas.

        Networking é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

        O desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. As soft skills são habilidades subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas, e estão relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.

        O enriquecimento curricular é uma prática pedagógica que visa oferecer à criança experiências de aprendizagem diversas das que o currículo normalmente apresenta, pensando nas necessidades de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem seu potencial.

        O desenvolvimento de habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. As hard skills são habilidades objetivas, mais fáceis de serem mensuradas, e estão relacionadas à maneira como o profissional executa tarefas em diferentes situações.

2. Como a prática extensionista pode destacar suas qualidades como um profissional socialmente responsável?

        A prática extensionista promove o engajamento ativo com as comunidades. Isso ajuda os estudantes a desenvolver empatia, compreensão e sensibilidade em relação às necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas em situações vulneráveis. Ao interagir com diferentes grupos sociais, os estudantes aprendem a ouvir e a colaborar com os outros, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe que são inestimáveis em qualquer carreira. a prática extensionista incentiva a reflexão crítica. Os estudantes são desafiados a analisar as questões sociais sob uma perspectiva acadêmica, aplicando teorias e conceitos em situações do mundo real. Promove a consciência da responsabilidade social. Ao vivenciar em primeira mão os desafios enfrentados por comunidades desfavorecidas, os estudantes são incentivados a refletir sobre seu próprio papel na sociedade. Pode aprimorar a capacidade de liderança. À medida que os estudantes se envolvem em projetos comunitários, eles frequentemente assumem papéis de liderança, aprendendo a tomar decisões, motivar os outros e coordenar esforços de equipe. a prática extensionista é uma maneira eficaz de destacar as qualidades de um profissional socialmente responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com