TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Liderança

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE SUPERVISIONADA AV1 – LIDERANÇA

TEXTO

A figura do líder é normalmente muito mal compreendida. O líder não é um chefe que sempre concentra, de forma autocrática e (muito menos) autoritária, o processo de tomada de decisões. Tampouco o líder é alguém que, com habilidade ímpar mas com individualismo extremo, realiza suas tarefas, servindo de modelo para os demais da equipe. Pelo menos, o bom líder de uma organização que prima pela satisfação de seus colaboradores não é esse.

O líder inspira seu grupo em torno de uma visão transformadora e, auxiliado por gestores competentes, incentiva sua equipe a trabalhar de maneira coordenada para a consecução desta visão. Isto é trabalhar atento à qualidade da sinergia. O líder não se põe como chefe nem faz da hierarquia um obstáculo para ouvir os integrantes do grupo em que está inserido. Deve, inclusive, estar preparado para reconhecer o surgimento de lideranças informais e, junto a elas, imaginar como suas ideias ou mesmo suas insatisfações podem contribuir para o objetivo perseguido.

No passado, era comum termos a figura do líder confundida com a de um encarregado ou mesmo com alguém que, com habilidades extraordinárias (físicas, intelectuais e afetivas) guiava colaboradores passivos e obedientes. Dizia-se que esses sujeitos eram “líderes natos”. Pareciam ter sempre razão e estarem sempre preparados a priori, qualquer que fosse a circunstância enfrentada. Nenhuma organização inteligente vê mais o fenômeno psicossocial da liderança desta forma. Os inúmeros transtornos que líderes assim imaginados promoveram, com impacto na própria produtividade dos colaboradores e no próprio crescimento da organização num mundo de mudanças contínuas, evidenciam a importância de uma gestão mais democrática, sensível às diversas competências dos integrantes das equipes.

ENUNCIADO

Tendo por base o texto postado aqui, escreva uma pequena redação de 10 a 12 linhas, caracterizando, concreta e especificamente, as ações cotidianas de um líder de estilo democrático, atentando para as questões da tomada de decisões e para seu relacionamento com os demais componentes das suas equipes.

       

       Os líderes democráticos trabalham com a participação da sua equipe. Além de gostar do recebimento de sugestões dos liderados, estimulam os mesmos para que ajam sempre dessa forma. Além disso, gestores com perfil democrático são muito preocupados e focam bastante na satisfação e no bem-estar de toda equipe time.

       Líderes democráticos se preocupam com o andamento do trabalho da equipe coordenada e trabalha junto para manter o foco, equilíbrio do bem-estar da equipe e metas, caso haja, na produção do trabalho diariamente. Usa de incentivos, benefícios, além de "injetar" ânimo nos membros da equipe ao demonstrar como a opinião de cada um é importante para um todo.

    Diariamente, as ações do líder democrático baseiam-se interação entre líder e equipe, trabalhando a colaboração e valorização entre todos os membros do time, dando a confiança para que todos se sintam responsáveis pelos projetos. O líder democrático influencia a equipe a se comprometer mais com seus trabalhos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com