TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Coincentração

Por:   •  24/4/2023  •  Abstract  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

37ª CORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE MAFRA

EEB. SÃO JOÃO BATISTA – 75700404950

PARAGUAÇU – ITAIÓPOLIS – SC – FONE: (47) 3647-0464

EMAIL: eebsjoaobatista@sed.sc.gov.br

PROFESSOR (A): ANDRÊSSA PATRÍCIA PEREIRA

DISCIPLINA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

                                                             2023

PLANO ANUAL ELABORADO PARA ATENDIMENTO NO AEE

Este plano anual serve como fundamentação para os planos de aula ou de atendimentos, nele está contido todos os objetivos e recursos que se pretende utilizar para o atendimento individual dos alunos durante todo o ano. É flexível de acordo com as necessidades que forem surgindo.

Público-alvo:

 O atendimento do AEE destina-se a alunos com deficiência física, deficiência intelectual, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdo cegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Período: fevereiro a dezembro de 2023.

Objetivos Gerais:

  • Propor ações educativas que possam atender às reais necessidades dos educandos.
  • Sensibilizar os demais docentes da importância da educação inclusiva e através de recursos tecnológicos pedagógicos e outros recursos.
  • Criar oportunidades diversas de acesso ao conhecimento, amenizando com isso as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • Desenvolver diferentes atividades para complementar e/ou suplementar a formação dos alunos, através do AEE e nos demais espaços escolares, fazendo com que esses alunos se integrem cada vez mais a nossa escola, preparando-os para terem cada vez mais autonomia, sendo pessoas atuantes e participativas da sociedade em que vivemos.
  • Possibilitar recursos pedagógicos necessários para que os alunos sejam incentivados a se expressarem, pesquisarem, inventarem hipóteses e reinventarem o conhecimento partindo de suas próprias experiências, como também se tornem independentes, autônomos nas atividades escolares e da vida diária e aprendam a conviver e interagir com seus pares.
  • Contemplar atividades remotas para alunos que optaram por atendimentos remotos, estas estimuladoras e que promovam o aprendizado do aluno incluso para que ele possa utilizá-las também na sala de aula.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o aluno que irá frequentar o AEE, primeiramente através dos seus relatórios, laudos médicos, e constituir o mesmo como parte de TODA a escola;
  • Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades de aprendizagem, respeitando as individualidades de cada aluno;
  • Buscar a inclusão com participação plena dos alunos do AEE na escola, auxiliando o seu desenvolvimento educacional e social, valorizando e respeitando as diferenças de cada um.
  • Organizar o AEE e zelar pelos seus materiais, para que sejam sempre bem aproveitados pelos alunos;
  • Entrevistar as famílias dos alunos, conhecer a história de cada um deles, traçando um perfil de atendimento que leve em consideração pontos importantes do desenvolvimento deste aluno, bem como esclarecer as funções do AEE na escola.
  • Sensibilizar os professores sobre a ação do AEE, multiplicando ideias e conhecimentos sobre a inclusão escolar;
  • Planejar as atividades com criatividade, que atenda às necessidades individuais dos alunos, explorando as Tecnologias e demais materiais, proporcionando um trabalho de qualidade.
  • Organizar as atividades dos alunos para o acompanhamento do seu desenvolvimento (pastas, portfólios, fotografias, cadernos, e/ou demais materiais que julgar necessário);
  • Atender os alunos em contraturno escolar, (individualmente com todas as medidas de segurança, dando complemento ou suplemento na ação pedagógica destes alunos;
  • Auxiliar o segundo professor de turma e ou professor regente a realizar adaptações de materiais e recursos sempre que necessário, assim como adaptações curriculares, conforme sua disponibilidade;
  • Trabalhar em conjunto com os segundos professores e com a equipe diretiva na construção de um plano de ação que atenda a todos os alunos do AEE, e demais alunos, visando a participação de todos, contemplando a todas as diversidades da escola;
  • Procurar estar sempre presente nos diferentes espaços escolares, a fim de observar como está ocorrendo à inclusão do aluno na escola, orientando os professores com ideias e sugestões.

        

Resultados Esperados:

Espera- se que os alunos possam se apropriar de todas as atividades que serão realizadas no AEE, podendo compreender e se adaptar a rotina escolar, tanto em sala de aula como nos demais espaços educacionais presente na escola (pátio, biblioteca, quadra de esportes, etc...

Construir junto aos professores um olhar diferenciado, com parceria, para que juntos em equipe possamos acompanhar melhor o desenvolvimento destes alunos, observando seu crescimento individual, respeitando suas necessidades seu tempo e suas diferenças.

Buscar ao longo deste ano um trabalho com a equipe pedagógica, repassando os resultados obtidos, e informações importantes acerca da trajetória diária dos alunos. Serão repassados para os profissionais que trabalham e convivem com os alunos os resultados obtidos servindo como instrumento para a continuação ou não das ações que estão sendo desenvolvidas. Os resultados obtidos serão cuidadosamente analisados para que se prossiga ou se retome as ações praticadas. Serão observados se estão de acordo com os objetivos propostos.

O Atendimento Educacional Especializado visa complementar ou suplementar o processo de aprendizagem dos alunos especificados em lei, não configurando como ensino substitutivo nem como reforço escolar. Garantindo a todos os alunos o direito de receber uma educação qualitativa, para que possam conviver na escola e na sociedade, de forma participativa e atuante.

Avaliação:

Será feito o registro do desempenho dos alunos através do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), Relatórios e Portifólios.

Os registros serão efetuados após cada atendimento, onde serão observados os avanços, obtidos e em que estágios estão esses avanços quanto à autonomia, oralidade, organização do pensamento, raciocínio lógico, autoestima, socialização e outros. Esses registros servirão como base para o relatório final dos atendimentos com os alunos. Também, terá a finalidade de se reformular as atividades nos atendimentos ou de ampliá-las se for o caso. Nesses registros serão relatadas as mudanças constatadas em sala de aula, na escola e na família. O que se pretende com esses registros não é medir a quantidade da aprendizagem, e sim observar sua evolução, seu crescimento como indivíduo, sua interação no meio em que vive. A avaliação que se fará será contínua e qualitativa não visa à promoção dos alunos e sim exclusivamente observar o desenvolvimento pessoal, a interação no ensino regular e na sua vida diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (417.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com