TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do pedagogo no terceiro setor

Por:   •  24/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  2.233 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Cinthya Pollyana dos Santos Omena

Elaine Gabrielle Gonçalves Nascimento

Lara Jordana Lima da Silva

Laura Santos de Oliveira

A atuação do pedagogo no terceiro setor

MACEIÓ

2017

[pic 2]

Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Curso de Pedagogia

Cinthya Pollyana dos Santos Omena

Elaine Gabrielle Gonçalves Nascimento

Lara Jordana Lima da Silva

Laura Santos de Oliveira

A atuação do pedagogo no terceiro setor

Artigo científico realizado como requisito parcial para obtenção da nota de Projetos Integradores II. Orientadora: Prof.ª. Karina de Mendonça Vasconcellos.

MACEIÓ

2017


A atuação do pedagogo no terceiro setor

Cinthya Pollyana

cinthyaomena16@gmail.com

Elaine Gabrielle

elainegabrielle97@gmail.com

Lara Jordana

larajordana100@gmail.com

Laura Santos

lauramcz1@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo amplificar o conhecimento de como se dá a atuação do pedagogo em organizações não governamentais. O intuito deste trabalho é explorar a atuação do pedagogo além da gestão e da docência nas escolas. O trabalho que desenvolvemos foi orientado pela Prof.ª. Karina de Mendonça Vasconcellos na disciplina de Projetos Integradores II no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas.

A escolha do tema foi feita de acordo com a nossa necessidade e interesse de amplificar nossos conhecimentos sobre a atuação do pedagogo no terceiro setor, que vem se expandindo cada vez mais nos últimos anos. E com esses saberes compreender se a formação que recebemos em sala de aula dará o suporte necessário para atuarmos em contextos não escolares.

No decorrer do trabalho vamos registrar todo conhecimento que conseguimos obter através da pesquisa realizada na ONG escolhida pelos integrantes do grupo, e a observação feita acerca do pedagogo entrevistado, condições de trabalho, função, dificuldades, formação, público alvo (crianças, jovens e adultos) e a questão do contexto social que envolve todas as pessoas assistidas pela ONG.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Podemos perceber que a atuação do pedagogo vem sofrendo grandes mudanças ao longo da história, o curso de pedagogia não é mais tão visto como um curso que forma somente professores, formando pedagogos, profissionais de educação que atuam de hospitais a ONG's, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações que incentivam o respeito aos direitos, igualdade, entre outras coisas.

Até pouco tempo o ambiente de trabalho do pedagogo era restrito ao espaço escolar, e isso tem mudado bastante, pois atualmente seu espaço de trabalho é diversificado. Empresas, hospitais, ONG's, igrejas, e outros formam o atual cenário de atuação do pedagogo, que ultrapassa os muros da escola, para atuar nesses espaços que até pouco tempo eram restritos de outros profissionais. A educação formal não deixou de ser um foco importante para o pedagogo, porém não é mais o único. Sendo assim, o pedagogo também se transforma, para poder se adequar a realidade.

O educador no terceiro setor, interage com aqueles que são discriminados pela sociedade, tentando assim de alguma forma, identificar os problemas pelos quais aquela comunidade passa, e tentar resolvê-los de alguma maneira. O que difere a educação do terceiro setor da educação tradicional, é que ela também é voltada para ações sociais. O pedagogo que atua nessa área ele tem que estar apto para trabalhar tanto em ambientes escolares, como em ambientes não-escolares, porém ainda é muito visto e ouvido que os pedagogos que atuam no terceiro setor estão ali para prestar favores, ainda é algo bastante desvalorizado. Mas deveria ser algo mais valorizado, já que o pedagogo que está nesse ambiente, precisa de muita criatividade e saber lidar com os problemas que surgem todos os dias, devido a história de vida das pessoas com que eles lidam. O novo pedagogo nesse cenário não formal, não tem apenas a função de "encher depósitos" como citou Paulo Freire, mas fazer com que os educandos também possam ensinar, ou seja, fazer essa troca de conhecimento.

Para aperfeiçoar a atuação do pedagogo nessa área, existem algumas especializações, porém nenhuma delas acontece no Brasil. Os países que oferecem uma especialização na área do terceiro setor são: Alemanha, Itália, Irlanda, Bélgica e Espanha, onde todos têm duração de 3 anos. No Brasil aconteceu o XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONESUL De 03 a 05 de novembro de 2010 Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. Que buscou discutir a formação do educador social como espaço de formação baseado e assegurado pela constituição.

O objetivo do trabalho é conhecer um pouco mais sobre a atuação do pedagogo no terceiro setor, saber como se dar sua rotina de trabalho, sua finalidade. Percebemos que o papel do pedagogo nesse ambiente é o de criar novas expectativas para a criança, o adolescente e o adulto, sua função visa o desenvolvimento social dos indivíduos. O trabalho do pedagogo nessa área é tanto o de projetar, como o de observar os trabalhos dentro da associação e na comunidade. Seu papel é o de oportunizar novas experiências educativas para os indivíduos, ajudar no fortalecimento do vínculo familiar, e na descoberta de novas potencialidades. 

Sabemos também que as condições de trabalho desses pedagogos, não são das melhores, pois além de ter que conviver com todo tipo de precarização dos indivíduos envolvidos, de ver de perto o sofrimento e a pobreza dessas pessoas, ele não tem uma remuneração que realmente faça jus ao trabalho que ele exerce, na maioria das vezes o que se recebe é uma ajuda de custo.

3 MÉTODO

Estudo exploratório qualitativo.

3.1 PARTICIPANTE

A entrevistada exerce o papel de Pedagoga na instituição escolhida para pesquisa, e também atua como Coordenadora Geral voluntariamente. Tem formação no curso de Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia. A ONG tem como foco principal trabalhar com crianças e adolescentes (05 à 16 anos) do bairro Chã de Bebedouro, mas também conta com a participação da comunidade que de algum modo está ligada a esses jovens. São feitas diversas atividades que, de alguma forma, ajude na formação dessas crianças e adolescentes que crescem num ambiente cercado de violência, tráfico e miséria. Todas as atividades passaram pelo acompanhamento da pedagoga que está envolvida desde o planejamento até a execução. Dentre as atividades podemos citar o reforço escolar, aulas de dança para os familiares e vizinhos da comunidade, dança afro, capoeira, banda afro, judô e teatro, incentivando o empoderamento e valorização da cultura. Mostrando aos jovens as possibilidades de uma vida com mais qualidade e lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (154.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com