TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação em Grande Escala no Brasil

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CEL 0379

A AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL

RACHEL LILIAN DA SILVA

Matrícula 201609059948

                                                     

 

JANDIRA

Junho/2020

1 - OBJETIVOS

Refletir sobre os conteúdos estudados na sala de aula do ambiente virtual da Disciplina “Avaliação Institucional”, utilizando os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, compreender a importância e a influência dos sistemas de avaliação no ambiente escolar e no desenvolvimento de políticas públicas, bem como a importância que deve ser dado aos resultados e suas interpretações, e compreender também as múltiplas abordagens deste tema no ambiente de formação do pedagogo.

2 - INTRODUÇÃO

Através de sistemas de avaliação é que as organizações constroem os caminhos para o seu aprimoramento. De forma ampla, a avaliação faz parte do dia a dia, presente de forma quase imperceptível nas inúmeras ações de cada indivíduo.

Nos sistemas de ensino a avaliação é praticamente sinônimo de notas, como forma de verificação do nível de aprendizagem dos educandos, mas está longe de ser somente isso. Atualmente temos avaliações institucionais aplicadas aos sistemas de ensino para verificação do nível de qualidade do ensino brasileiro. Estas avaliações tem como objetivo subsidiar as escolas e os responsáveis pelas políticas educacionais com informações relevantes para a melhoria da qualidade na educação.

O Brasil vem desenvolvendo sistemas de avaliação deste 1990, com a implementação do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de fornecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.  

A Constituição de 1988, em seu artigo 206, inciso VII, expressa como princípio a necessidade de oferecer a garantia de padrão de qualidade para o ensino. Este padrão de qualidade tem sido aferido através de indicadores como o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e o objetivo é que ocorra um aumento no desempenho dos estudantes e do sistema de ensino ao longo do tempo.

3 - METODOLOGIA

O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, tendo sido utilizados o Portal do MEC e o Portal do INEP e publicações da área educacional.

A principal finalidade desta pesquisa foi permitir o contato com publicações oficiais que já trataram o tema em questão, de modo a permitir um melhor entendimento acerca de como este assunto tem sido tratado ao longo do tempo pelos formuladores de políticas públicas e como tem sido o entendimento no momento atual. Para isso os principais sites utilizados foram os portais do MEC e do INEP.

4 - RESULTADOS

Sistemas de Avaliação da Educação Básica

De acordo com o Dicionário Michaelis Online, “avaliação” é “apreciação, cômputo ou estimação da qualidade de algo ou da competência de alguém”, ou seja, “avaliação” pode ser entendido como uma medida (dentro de uma determinada escala) através da qual podemos classificar instituições ou indivíduos em relação a objetivos ou resultados obtidos.

Seguindo esta linha de raciocínio, “Avaliação Institucional”, como o próprio nome sugere, é um instrumento de gestão que consiste numa avaliação realizada em uma determinada instituição com o intuito de apreciar, avaliar, mensurar, analisar e equiparar informações, dados e indicadores com o foco na melhoria contínua dos serviços e atividades prestadas por esta instituição na sociedade.

Trata-se de uma maneira assertiva e eficaz de identificar falhas, problemas, oportunidades e dificuldades que tem impedido uma instituição ou empresa de crescer e atingir os seus objetivos. É um dos instrumentos mais importantes dentro de uma gestão corporativa. Isso porque através da avaliação institucional é possível realizar mudanças e tomar decisões assertivas com base em dados reais e concretos que visam a melhoria da organização como um todo.

No âmbito da pedagogia, a avaliação escolar é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação metas educativas estabelecidas previamente.

A avaliação de aprendizagem é mais frequente no caso dos alunos, e é feita através de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas, etc. Vários autores consideraram o método de avaliação através de testes e provas subjetivo e artificial, que nem sempre conseguem avaliar qual a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Por esse motivo, muitas escolas usam o sistema de avaliação contínua, onde as sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem.

A avaliação pode também ser feita em relação aos professores, às escolas ou ao programa de ensino, e pode ser utilizada como um instrumento de acompanhamento do aluno, de um grupo ou de uma organização.

Nos últimos anos têm-se dado maior atenção à avaliação institucional como instrumento de promoção da melhoria da qualidade do ensino.

A partir de 1990 iniciou-se o desenvolvimento de uma série de avaliações para a educação básica. O primeiro foi o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O SAEB possui uma prova aplicada a cada dois anos desde 1990 aos alunos do ensino básico, e ao longo destes quase 30 anos já teve diversas configurações, porém, de modo geral tem expandido cada vez mais a quantidade de alunos que passam pelas avaliações e os conteúdos avaliados.

O SAEB foi criado inicialmente para fornecer informações para os “Sistemas”. Essas informações são utilizadas por gestores e administradores das Secretarias Estaduais e Municipais da Educação, e seus resultados servem de base para o processo de planejamento e elaboração de políticas públicas na área educacional, como também para o aprimoramento de práticas educacionais. Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019 a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com