TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BELEZA NAS CANTIGAS “AMOR FAZ A MIM AMAR TAL SENHOR; E NA BAILADE HOJE, AI FILHA, QUE PRAZER VEJADES

Por:   •  4/11/2017  •  Monografia  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LETRAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME DOS ALUNOS

Ailde Xavier da Silva,

Aline Lourenço Duarte Oliveira

Amidiane Bernardino da Silva,

Carlos Alexandre Esteves Lima

Soraya de Brito Costa

Wandra de Cassia Vargas de Souza

ORIENTADORA: Cláudia Menezes da Cruz

A BELEZA NAS CANTIGAS “AMOR FAZ A MIM AMAR TAL SENHOR; E NA BAILADE HOJE, AI FILHA, QUE PRAZER VEJADES.

1. INTRODUÇÃO

Iniciando a leitura a que nos propomos apresentar, uma breve retrospectiva do histórico das cantigas faz-se necessário. A Cantiga de Amor: cenário é a Corte, seu público eram homens e mulheres da nobreza. Eu lírico masculino e coita de amor. Cantiga Lírica: cenário natural envolvendo a situação amorosa às margens de rios ou junto ao mar, a ambientação em festas populares ou em procissões. Eu lírico feminino e o assunto é a saudade. Airas Nunes de Santiago foi um dos mais expressivos compositores de bailadas, representando o cotidiano das mulheres ou meninas que viveram na Península durante o século XIII, bem como as funções que estas desempenhavam na família ou na comunidade. Dessa forma são comuns os cenários rurais como a fonte, os rios, as praias e as moças dançando sob árvores floridas. Durante as romarias ou festas comemorativas da Primavera, as meninas recebiam a permissão para saírem de casa, que, de certa forma, significava um raro momento de liberdade. O corpus da música aos contextos de produção

2. JUSTIFICATIVA

Trovador culto,  como nos indicam o seu perfeito domínio das formas e ainda o seu gosto pela citação (nomeadamente provençal), Airas Nunes retrata em suas cantigas homens e mulheres da nobreza e cenário natural envolvendo situações amorosas. Seu cancioneiro possui considerável variedade temática e formal.
Suas composições poéticas contam de aproximadamente quinze textos: quatro cantigas satíricas, quatro cantigas de amigo e sete cantigas de amor. As cantigas de amigo estão distantes da “forte ingenuidade” (comum a tais poemas), caracterizando pelo apuro formal e literário. Já as cantigas de amor, abordam temas não muito comuns a esses tipos de cantigas líricas tais como: o alegre trovar, ao invés da coita amorosa e a esperança no lugar do desespero pelo amor.

A pulsão de buscar novas formas para elaborar as cantigas é uma característica central para a compreensão da obra do trovador. Permanece, pois as idéias de dialogismo e contaminação, também, nas suas escolhas formais e elaboração de métrica.

3. OBJETIVOS

Conhecer um pouco dessas duas canções de gênero lírico: Amor faz a mim amar tal senhor; e  Bailade hoje, ai filha, que prazer vejades.

Perceber que essas canções são paralelísticas e que ainda hoje encontra-se vertígios em alguns cantares populares.

3.1 OBJETIVO GERAL

 Estabelecer uma leitura das cantigas de amigo, cantigas de amor especificamente, as modalidades bailiade hoje, Amor faz a mim delineando o percurso da beleza e da sedução da mulher medieval, levantando dados e os principais motivos que levaram a figura feminina a ser associada a expressões como “berço do pecado”, contrastando-se com o perfil de beleza idealizado

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pesquisar o contexto histórico dos séculos XIII.

Traçar o perfil feminino de beleza nas cantigas

4. METODOLOGIA

Na medida em que representam o interesse de transpor o texto fora de seu passado dentro de seu presente formando um julgamento estético que persuada, convença com precisão possíveis intérpretes. O segundo passo é a interpretação,ligada à primeira leitura, mas com tarefa objetiva e mais direcionada ao esclarecimento da construção do texto (as condições cantigas e poéticas) que orientam e conduzem a compreensão. Deverá ficar o leitor atento aos avisos, aos sinais visíveis e invisíveis, aos traços familiares, às indicações implícitas, despertando a lembrança do já lido, conduzindo-o a certa postura emocional, antecipando a compreensão e direcionando a subjetividade da interpretação.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 Na cantiga Bailad’oj’, ai filha, que prazer vejades, do mesmo trovador, a situação se repete, mas dessa vez é a mãe que instiga a filha a dançar diante de seu pretendente, o que não era muito comum: Bailad’oj’, ai filha e a menina aceita a proposta da mãe mesmo contra a sua vontade, respondendo: pois me vós mandades que bail’ant’el ben.

Mesmo não desejando, ela demonstra a preocupação do ben parecer diante de amigo. O cenário se difere das outras cantigas, pois ela não dança sob avelaneiras, mas so amilgranada (romãzeira). O fruto da romãzeira possui um significado simbólico, associando-se às paixões e à fertilidade. Cenário perfeito para a atmosfera de sedução e das paixões que envolviam o momento das danças.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Biografia:

Cantiga: http://pt.wikisource.org/wiki/Bailemos_n%C3%B3s_ja_todas_tres,_ai_amigas

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=PHPBu4sSPxI 

A Demanda do Santo Graal  manuscrito do século XIII / texto sob os cuidados de Heitor Megale. São Paulo: T.A. Queiroz: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

cantigas.fcsh.unl.pt/autor.asp?cdaut=16

7. ANEXOS

Amor faz a min amar tal senhor Que é máis fermosa de quantas sei, E fazm’alegr’e fazme trobador, Cuidand’en ben sempr’, e máis vos direi: Fazme viver en alegrança E fazme todavía en ben cuidar. Pois a min amor non quer leixar e dám’edforç’e asperança mal venh’a quen se d’el desasperar. Airas Nunes Pois que m’ei ora d’alongar de mia senhor, que quero bem e que me faz perder o sen, quando m’ouver d’ela quitar, direi, quando me lh’espedir: de bon grado queria ir logo e nunca mais viir. Afonso X de Castela

.

pes, Graça Videira; Ferreira, Manuel Pedro et al. (2011-), Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA. [Consulta em (indicar data da consulta)] Disponível em: .

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com