TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca Brasileira

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Eliete Honorato Silva.

Professora: Amélia Machado

A Brinquedoteca Brasileira

        No início da década de 80 temos o inicio da Brinquedoteca no Brasil durante esse tempo se desenvolveu e alcançou importante papel na área da educação com a criação de um espaço que proporcione uma interação educacional, estímulos, desenvolvimento social e intelectual da criança, permitindo a criança brincar livremente, a mesma provoca reflexões, uma nova maneira de abortar a brincadeira valorizando a atividade lúdica.

        Nestes ambientes são necessários alguns requisitos para o melhor aproveitamento das mesmas: espaço em que a criança possa brincar livremente, estimular o desenvolvimento, a atenção, o equilíbrio emocional, intelectual, social, explorar a criatividade, potenciais, inteligência, sociabilidade e os sentimentos de afetividade.

Os que atuam na brinquedoteca têm que ter a preocupação com o desenvolvimento social e intelectual da criança, além de ter objetivos educacionais de valorizar a atividade lúdica e resgatar o direito a infância.

A mesma está inserida em diversos ambientes:

  • Hospitais,
  • Escolas,
  • Shopping e etc.

        O crescimento da brinquedoteca se deve a sua necessidade comercial, mas sua importância educacional se oportuniza através da conscientização de sua necessidade educacional, a exemplos de grandes mestres como Einstein ter criado grandes descobertas em momentos de sensibilidade em ambientes fora do trabalho.

Quando bem elaborada a mesma proporciona um ambiente propicio ao desenvolvimento educacional das crianças, alguns aspectos importantes são necessários para uma boa elaboração de uma brinquedoteca: Profissional com disponibilidade, motivado e com iniciativa, sem medo de errar, com autonomia de pensamento, além de recursos didáticos e lúdicos bem elaborados.

A brinquedoteca necessita de coragem criativa para sua elaboração, devido a sua grande abrangência e implicações educacionais no objetivo da construção de um mundo melhor, atualmente se valoriza muito as descobertas da ciência e nem tanto o progresso psicológico tão importante para formação do ser humano a nível cognitivo e de consciência, para isso o cultivo da sensibilidade e criatividade é indispensável.

O Profissional deve valorizar a brincadeira, a afetividade, a criatividade, a sensibilidade no objetivo de respeitando a condição de um ser em formação, formar um cidadão consciente, se evidencia assim a importância da brinquedoteca na atualidade.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com