TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CITAÇÃO DIRETA: As crianças

Por:   •  19/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA I

CITAÇÃO DIRETA:

As crianças não nascem com dificuldades escolares, mas elas aparecem ao longo do processo de aprendizagem, e a dificuldade na leitura e na escrita tem sido reconhecida como um dos fatores que interferem no aprendizado e na autoestima do aluno. Assim, a postura adotada pelos professores em sala de aula pode ter um papel determinante na superação desta dificuldade. O professor deve transmitir à criança confiança e compreensão e evitar transmitir aflição e agonia diante das dificuldades que o aluno apresenta. É importante que eles transmitam à criança que entendem a razão das suas dificuldades de aprendizagem e busquem métodos adequados para orientar o conteúdo e facilitar a compreensão e o aprendizado. (PETROLINO, 2007, p .11) 

        

A escrita é um desafio para a criança na alfabetização. Mesmo sabendo que devem aprender a escrever, é muito importante que aprendam o que é a escrita, as maneiras possíveis de escrever, a arbitrariedade dos símbolos, a convencionalidade que permite a decifração, as relações variáveis entre letras e sons que permitem a leitura. Enfim, é preciso saber o processo de aquisição da leitura e da escrita. Por isso, ninguém escreve ou lê sem motivo, sem motivação. (PETROLINO, 2007, p .16).

As crianças vivem em contato com vários tipos de escrita no seu dia-a-dia. Então cabe ao professor, juntamente com os alunos, refletir sobre as possibilidades da escrita, e observar que marcas muito individuais restringem a possibilidade de leitura e que, para facilitar a comunicação entre todas as pessoas de uma sociedade, é que se estabeleceu um código, se convencionou um desenho para as letras. Nem todos os alunos escrevem da esquerda para a direita e de cima para baixo. Assim, o professor tem que estar atento a todo o processo de escrita dos seus alunos. (PETROLINO, 2007, p .16).

Alguns professores preocupam-se em introduzir propostas de trabalho que consideram necessárias para o conhecimento das letras e da escrita. Eles criam atividades que podem ser iniciadas com a montagem de um quadro de famílias silábicas que irá ser completado no decorrer do trabalho; ou deixar a criança aprender duas grafias e descobrir a existência de semelhanças entre elas; ou trabalhar com rótulos de produtos; ou desenvolver um vocabulário de grafias que inclui, por exemplo, seu nome e outras palavras isoladas. Depois que a criança passar por esse processo ela já será capaz de conhecer as letras e algumas palavras. (PETROLINO, 2007, p .17).

As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano. Acredita-se que podem ser decorrentes de um problema fisiológico, um estresse grande vivido pela criança, como por exemplo problemas familiares envolvendo a perda de algum parente, problemas com alcoolismo ou drogas, separação dos pais, doenças, falta de alimentação, falta de material e estímulos, tédio na sala de aula, baixa autoestima, problemas patológicos como a TDAH (transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade), dislexias, psicopatias, alterações no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, hereditariedade, problemas no ambiente doméstico e/ou escolar. (OSTI, 2004, p. 47).

O hiperativo apresenta dificuldade em se concentrar, prestar atenção e controlar emoções, são crianças que quase sempre assumem o papel de líder por não terem medo do perigo. Algumas características se sobressaem na criança hiperativa, como ter dificuldade de pensar antes de agir e para trabalhar com objetos por um tempo mais longo, frequentemente são inquietas com as mãos e pés, dificilmente conseguem permanecer sentadas por longo período, falam excessivamente, parecem não ouvir o que está sendo dito, mudam de atividade constantemente interrompendo o que estavam fazendo e deixando as atividades incompletas, na hora de brincar ou jogar tem dificuldade para esperar sua vez [...]. (OSTI, 2004, p.57).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com