TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A comunicação está a todo o momento presente no âmbito social. Pois independente de quem quer que seja, ou de que forma seja, comunicar-se é essencial para o ser humano. Afinal, a comunicação faz com que as pessoas estabeleçam relações e consequentemente consigam viver em sociedade.

Para facilitar essa comunicação entre os homens existe a linguagem verbal que é caracterizada de forma oral e escrita. 

Podemos entender a fala como uma utilização oral da língua por um indivíduo. Ou seja, é um comportamento verbal que produz um discurso, onde, transmite por meio de sons, algo para alguém. Por meio da fala o ser humano é capaz de: se expressar, transmitir suas ideias, sentimentos e emoções. 

Já a escrita podemos compreender como a utilização de símbolos e/ou sinais visuais por um indivíduo para registrar algo em algum suporte. Por meio da representação e de sinais gráficos a escrita permite que o sujeito imprima suas ideias, emoções e transmita por meio de palavras escritas a codificação e o registro da língua falada. 

 A partir do entendimento dos conceitos de fala e escrita, podemos então, elencar algumas principais diferenças entre elas: existe interação direta entre o falante e o ouvinte na fala, já na escrita não há interação, pois o leitor nunca está presente. Respectivamente há um interlocutor especifico já os leitores em sua maioria são desconhecidos pelo escritor. A fala permite que a comunicação aconteça também por meio de expressões faciais e corporais, por sua vez a escrita não permite esses tipos de interações e reações. Quando não há o entendimento por meio do interlocutor (na fala) o mesmo pode-se interagir, pois a fala é transitória. Já quando não há o entendimento do leitor (na escrita) é necessário que o mesmo leia e releia para que haja o entendimento. A forma de linguagem escrita apresenta uma maior forma de organização e estruturação da linguagem, onde na fala pode-se aparecer pausas, redundâncias e uma menor organização e estruturação das frases. Para expressar uma ideia na fala pode-se utilizar diferentes recursos como tonalidade e entonação, expressões. Já na escrita esses recursos se baseiam em sinais gráficos como pontuação, letra maiúscula. 

 Outra grande diferença é que há palavras cuja fonética é alterada no momento da fala. Ou seja, a uma diferença de como se fala e como se escreve. Exemplos: queijo/quejo e vassoura/vassora.

Tanto a língua falada quando a escrita apresentam variações. Essas variações podem ser determinadas por diferentes fatores de acordo com algumas situações. Por exemplo, fatores de origem geográfica, situações socioeconômicas, graus de escolaridade, faixa etária do falante. As variações lingüísticas podem ocorrer também nos níveis de língua: lexical, fonético, morfológico entre outras.  

Outra variação linguística que ocorre com freqüência é a adequação ao contexto de uso. Ou seja, o nível de formalidade da escrita e da fala. Ambas podem ser utilizadas de forma informal menos monitoradas, que são aquelas utilizadas em ambientes descontraídos. E ambas podem também ser utilizadas de forma mais monitorada para atender a um contexto que exige um comportamento linguístico. 

Vale ressaltar que cada indivíduo apresenta um repertório de variações lingüísticas, e deve-se respeitar e levar em consideração as convenções sociais e culturais da sociedade em que o falante ou escritor está inserido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com