TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Atividade: Comunicação e Educação

Helaine Alves Leite da Silva – Matrícula:201910033871

Raquel Nunes Ferreira Burgos - Matrícula: 201910033898

Disciplina: Processos Grupais

Prof.: Mª Heloisa Bevilaqua

Rio de Janeiro

2020

Questão 1: A comunicação com a equipe de trabalho, com os demais professores e com os alunos são fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais harmônicas e prazerosas. Porém, quantos educadores, frente a frente com seus alunos, não se comunicam com eles?

Inúmeros são os casos de falhas de comunicação e entendimentos entre grupos e na escola. Podendo ocasionar prejuízos ao processo educativo, onde o professor não se comunica de forma clara com seu aluno ou comunica-se de maneira agressiva causando prejuízos até mesmo psicológicos.

Em todas as relações existe uma grande necessidade em que haja uma boa clareza na mensagem que se deseja passar.

Para se estabelecer um bom diálogo as pessoas envolvidas precisam ter um bom desempenho na transmissão de conhecimentos e experiências; se fazer claro em suas palavras, gestos e escritas.

Quando não há essa habilidade, geralmente o diálogo se torna agressivos, pois de ambas as partes não há compreensão.

É interessante que para estabelecer uma comunicação efetiva, não é uma tarefa fácil, não é à toa que essa é uma atitude que exige atenção e dedicação por parte da escola. É por isso que alunos, pais e escola — diretores, coordenadores, professores e outros funcionários — precisam estar em sintonia. Vamos supor que o assunto seja o melhor rendimento do aluno nos estudos, ali precisa do envolvimento do aluno, dos pais e equipe pedagógica com seus pontos de vista, a comunicação não precisa ser o tempo todo verbal, em algumas situações pode ser feita através de meios de comunicação como mural, página da instituição, bilhete em agenda e quando for algo mais pessoal ,como um caso particular de um determinado aluno , uma reunião com os pais .Precisa haver interesse em informar e interesse em ser informado, não pode faltar informação e clareza e pois assim ficará bem complicado atender as necessidades daquele aluno.

Nesse contexto, os pais e responsáveis não devem ser vistos como opositores, e sim parceiros da escola, fortalecendo uma relação que deve ser regida pela confiança. Para isso, o diálogo constante, aberto e direto é indispensável.

Isso não quer dizer que é necessário falar com os pais todos os dias ou fazer reuniões toda semana, mas que os canais de comunicação com a escola devem estar sempre disponíveis para os familiares. Se a instituição disponibiliza um e-mail para contato, por exemplo, ele deve ser acompanhado diariamente; se a escola decide por criar uma página nas redes sociais, os comentários feitos lá têm que ser respondidos; e por aí em diante.                

Questão 2: De que maneira o psicopedagogo pode contribuir, desenvolvendo práticas no ambiente escolar que levem a discussões e reflexões sobre a importância da comunicação não agressiva e da qualidade do relacionamento interpessoal, visando minimizar conflitos e promover um ambiente agradável para a comunidade acadêmica?

O Psicopedagogo precisa observar essas questões no ambiente escolar e orientar, podendo intervir em determinadas situações.

Propor uma discussão entre as partes para que se possam evidenciar e reverter tal falha nesta comunicação que é tão importante entre professor e aluno, mas antes de tudo o Psicopedagogo precisa levá-lo a observar a sua própria prática e fala pois a causa raiz, o problema chave que pode estar partindo de si próprio e não somente do outro individuo da relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com