TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por:   •  5/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Ver as observações que estão nos quadrados de comentários ao longo da atividade, do lado direito (quando houver).

Nome do (a) aluno (a):

Curso: Psicopedagogia Clínica e Institucional

Polo: Nova Fátima - BA

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada à Universidade Candido Mendes (UCAM) como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA: 

O papel da psicopedagogia frente às dificuldades de aprendizagem

DELIMITAÇÃO DO TEMA: 

O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos

PROBLEMA: 

O diagnóstico das dificuldades de aprendizagem é uma das questões mais importantes do trabalho do psicopedagogo pois, requer muita responsabilidade e sensibilidade para descobrir os fatores que interferem na aprendizagem do aluno. Portanto, o psicopedagogo deve ter um conhecimento amplo referente a temas pertinentes à educação, síndromes, patologias, etc. As dificuldades de aprendizagem tem sido cada vez mais vigente mesmo tendo profissionais de área específica para tratar deste caso, mesmo a sociedade buscado cada vez mais o êxito profissional, existe ainda muitos profissionais despreparados, que não conseguem responder às exigências da instituição e diante de tais situações é possível estabelecer o seguinte problema: o psicopedagogo consegue resolver os problemas das dificuldades de aprendizagem?

JUSTIFICATIVA: 

O campo da Psicopedagogia seja no aspecto Clínico quanto institucional cada vez mais se amplia, tendo em vista o baixo índice de aproveitamento da aprendizagem observado em nosso país.

A Psicopedagogia se faz necessária para compreender os problemas de aprendizagem, refletir e intervir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo implícitas nas situações de aprendizagem.

A escolha do tema se deu devido ao Sistema Educacional Brasileiro apresentar um grande problema com o índice de dificuldade na aprendizagem, alunos avançam de série sem o preparo propício para a série seguinte, instituições não querem se dar ao trabalho de buscar uma intervenção e procuram a forma mais prática que é culpar os alunos, famílias ou até mesmo procurar um laudo para o mesmo, deixando assim de realizar uma autoanálise em suas concepções metodológicas.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL

  • Analisar a importância da contribuição do psicopedagogo dentro de uma instituição escolar.

        

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar qual o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem encontradas no desenvolvimento da criança durante o processo escolar;
  • Identificar os métodos pedagógicos usados pelos psicopedagogos para uma obter o máximo dos alunos no processo de aprendizagem.

METODOLOGIA:

A metodologia a ser utilizada é a pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas, artigos científicos e páginas de web sites, onde será feita a busca de referencial teórico com o objetivo de recolher informações e conhecimentos prévios sobre o tema proposto. Dessa forma o trabalho será fundamentado por teóricos que tratam da temática em questão, onde ajudará a esclarecer a importância do profissional pedagogo nas escolas.

Observar a observação ao lado-----------------------------------------------------------------------🡪

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (389 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com