TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por:   •  24/8/2016  •  Dissertação  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Estácio de Sá

Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Nova Iguaçu - RJ

[pic 2]

Este trabalho visa analisar a charge acima relacionando com a aula Psicologia e Construtivismo – a contribuição de Jean Piaget e o artigo de Fernando Becker – O que é construtivismo?

A charge utilizada acima remete ao método Tradicional de ensino, em oposição à teoria Construtivista.

O método Tradicional de ensino faz com que o aluno repita os conhecimentos transmitidos pelo professor, fazendo assim com que estes não absorvam realmente o conteúdo, não havendo interação, o aluno não busca formas de obter o conhecimento ele simplesmente recebe de forma repetida, fazendo com que ele só decore, mas não aprende esquecendo grande parte do conteúdo após certo tempo.

O Tradicional acaba construindo um conhecimento em algo superficial, cansativo, repetitivo e decorativo.

Já no Construtivismo, o professor faz com que o aluno interaja com o meio.

 O Construtivismo ensina a raciocinar e a interagir com o meio e com diversos instrumentos, tornando o processo de ensino aprendizagem mais eficaz.

O Construtivismo é uma forma de conceber o conhecimento, em que há a relação de troca entre o meio e o sujeito que quer conhecer.

A teoria piagetiana ajuda a psicopedagogia a compreender a aprendizagem.

A principal preocupação de Piaget, como autor da Epistemologia Genética era saber como acontece o processo de aumento de conhecimento e como a inteligência se desenvolve, isto é como ao longo da vida o ser humano amplia sua capacidade de pensar, sentir e agir sobre si, os outros, a natureza e a sociedade.

Para a compreensão do conhecimento a Psicopedagogia se baseia no Piaget. Ele nos ensina que o ponto de partida do conhecimento é a interação. A ação do ser cognoscente sobre o objeto. Ninguém aprende sem ação.

O conhecimento se constrói a partir de vivencias. Não é espontâneo. Existe uma ação e uma elaboração conceitual que acontecera de acordo com cada nível de cada desenvolvimento.

Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo esta formulação, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte. Ou seja, tudo o que aprendemos é influenciado por aquilo que já tínhamos aprendido. 

A inteligência é construída por sucessivas adaptações que são possibilidades de ler a realidade onde acontecem de acordo com a faixa etária.

As crianças passam por quatro estágios de estruturação do pensamento, que vai se tornando, a medida que o tempo passa, cada vez mais complexo: sensório-motor ( de 0 a 2 anos aproximadamente); pré-operatório ( de 2 a 7 anos aproximadamente); estágio das operações concretas ( de 7 a 12 anos aproximadamente); e lógico-formal (a partir de 12 anos aproximadamente).

Portanto a charge apresentada mostra que o professor não se atenta às questões para tomar decisões sobre quais atitudes tomar em relação ao ensino e as dificuldades apresentadas pelo aluno.

O professor deve auxiliar na construção do conhecimento.

A forma de ensinar, e de fazer com que ocorra o aprendizado é muito importante.

Os princípios construtivistas surgem para auxiliar o aprendizado, o conhecimento.

O aluno deve se sentir satisfeito ao aprender e não apenas decorar e sim compreender os conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com