TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLÍNICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.511 Palavras (19 Páginas)  •  4.125 Visualizações

Página 1 de 19

Uninter

  

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLÍNICO

DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM 

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.


Oliveira Pereira Andreazzi,Jaqueline

Ru: 2410517




Eunápolis

2021Sumário

 Sumário

Introdução

1.Dados Iniciais

1.1. Identificação da Instituição

2. Práticas 

2.1. Registro da queixa

2.2. Entrevista com o docente

        2.3. Entrevista com os pais

        2.4. Anamnese 

        2.5. Registro descritivo dos encontros realizados

                2.5.1. EOCA

                2.5.2. Provas projetivas

                2.5.3. Provas operatórias (Piagetianas)

                2.5.4 Atividades pedagógicas

        2.6. Levantamento de hipóteses

                2.6.1. Primeiro sistema de hipóteses

                        2.6.1.a. Área Cognitiva

                        2.6.1.b. Área Emocional

                        2.6.1.c. Área Funcional

                2.6.2. Segundo sistema de hipóteses

                        

2.6.2.a. Área Cognitiva

                        2.6.2.b. Área Emocional

                        2.6.2.c. Área Funcional

                2.6.3. Terceiro sistema de hipóteses

2.6.3.a. Área Cognitiva

                        2.6.3.b. Área Emocional

                        2.6.3.c. Área Funcional


3. Informe

3.1. Devolutivas

                        3.1.1 Devolutiva aos pais

                        3.1.2 Devolutiva ao aluno

                        3.1.3 Devolutiva à escola

        

Introdução

 

O presente trabalho é um memorial reflexivo por meio do qual serão relatadas  experiências significativas das experiências vividas pela aluna do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia durante a  realização do processo de avaliação diagnóstica com o aprendiz voluntário. 

Como fundamento teórico e prático orientadores do processo de avaliação realizado buscou-se amparo na epistemologia convergente de Jorge Visca e na epistemologia genética de Jean Piaget, sem olvidar dos ensinamentos de Vigotskii e Weiss.   

Por fim, vale esclarecer sobre o objeto deste trabalho, a avaliação diagnóstica psicopedagógica, como sendo um processo cujo a sequência de atos caminham para investigar possíveis dificuldades que interferem na aprendizagem do sujeito, culminando em um ato final de orientação aos responsáveis propondo instrumentos de intervenção com o intuito de superar os entraves vislumbrados pelo psicopedagogo.

1.Dados Iniciais

1.1. Identificação da Instituição

O aprendiz voluntário deste trabalho é matriculado na  ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DAS MERCES FREITAS BARBOSA, situada na  cidade de Eunápolis, no estado da Bahia, bairro Itapuã, código INEP 2931835. 

Foi feito contato com a instituição em questão para coleta de dados sobre a no entanto não houve sucesso, pois, em função da pandemia do COVID-19, a escola está com suas atividades suspensas desde março de 2020.

Após exaustivas tentativas, consegui falar rapidamente com a diretora que se negou a conceder as informações requeridas e a colaborar com a realização do estágio.

Frustrada a aproximação com a escola, busquei uma psicopedagoga atuante que prontamente se dispôs a supervisionar a atividade de estágio objeto deste memorial.

A profissional que acompanhou o presente trabalho foi Alesandra Bento dos Anjos, cpf 987 408 905 97, graduada em pedagogia, com especialização em psicopedagogia, neuropsicopedagogia , educação especial com ênfase em TGD e altas habilidades e gestão escolar.  Alessandra presta atendimento em uma clínica particular multidisciplinar.

Diante do relatado, a avaliação diagnóstica foi realizada em minha residência, na rua Zélia Gattai, 248, bairro Alamar, na cidade de Eunápolis, no Estado da Bahia. O local das atividades será um escritório amplo, arejado, com poucos utensílios preenchendo as necessidades das atividades propostas ao longo do processo de avaliação.

Todas as sessões foram transmitidas via vídeo para a psicopedagoga supervisora, além dos relatórios.

        

        1.2. Dados do avaliando

O aprendiz, participante da avaliação objeto deste trabalho, será tratado pelas iniciais de seu nome para que seja resguardada sua identidade, bem como seus pais. 

O avaliando trata-se de MESS, nascido em 10/12/2011, na cidade de Eunápolis, Bahia, do sexo masculino, filho de DSSS e MFS. 

MESS conclui o segundo ano do ensino fundamental em dezembro de 2019 na Escola Municipal Professora Maria das Merces Freitas Barbosa, situada no bairro Itapuã, na cidade de Eunápolis. No ano de 2020, o aprendiz cursou apenas um mês de aulas do terceiro ano do ensino fundamental, tendo sido suspensas as aulas em razão da pandemia. Até a conclusão deste trabalho as aulas não retornaram, portanto, MESS não frequenta escola desde março de 2020.

2. Práticas 

2.1. Registro da queixa

Num primeiro contato, a mãe do aprendiz relatou  que  ele não conseguia ler frases completas com fluência, que ele escrevia muito errado, era  muito lento para fazer as atividades aparentando preguiça. Além disso, a mãe se mostrou muito preocupada com a dificuldade de fala apresentada pelo filho. Em algumas situações a fala de MESS não era de fácil compreensão. 

        2.2. Entrevista com o docente

Diante das circunstâncias vividas em razão da pandemia, não foi possível contato com a professora de MESS. Uma vez contactada, ela  se recusou a colaborar. Alegou ter tido pouco tempo de convivência com o discente e já ter decorrido um longo período desde o último encontro que tiveram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com