TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO PARA O AVANÇO DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  6/11/2017  •  Monografia  •  9.941 Palavras (40 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

[pic 1]

         

           EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO

PARA O AVANÇO DO ENSINO SUPERIOR

Isabel Cristina Rodrigues Pires Eugenio

RIO DE JANEIRO

OUTUBRO – 2015

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO

 PARA O AVANÇO DO ENSINO SUPERIOR

Por:

Isabel Cristina Rodrigues Pires

Matrícula:

13112080406

Monografia apresentada à FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como requisito parcial à obtenção do GRAU DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, na modalidade EAD.

RIO DE JANEIRO

outubro – 2015

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO

PARA O AVANÇO DO ENSINO SUPERIOR

Por:

Isabel Cristina Rodrigues Pires

Monografia apresentada aos professores ............................................e

..................................................................

Melissa Eloá Silveira Nascimento

Professor Orientador

________________________________

Professor Examinador

RIO DE JANEIRO

                                        OUTUBRO – 2015

Dedico este trabalho à memória de minha irmã, Sandra Regina Pires dos Santos, aquela que foi minha fonte de inspiração e determinação, que me ensinou que nunca é tarde para lutar por seus sonhos e ideais.

AGRADECIMENTOS

          Primeiramente a Deus, por ter me concedido dons e me permitir que chegasse até aqui, pois “tudo posso naquele que me fortalece, nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir.”

         A trajetória desse trabalho, ao longo dos últimos três anos, foi acompanhada e sustentada pelo apoio e carinho do meu esposo, João Bosco Magalhães Eugenio e de minha filha, Geisiele Pires Eugenio.  

Para não apresentar uma lista demasiadamente extensa de nomes, menciono aqui todos os coordenadores, professores e tutores que mesmo a distância contribuíram para que o meu sonho se tornasse possível.

Em especial a pedagoga e amiga, Flávia Lara, que sempre foi a minha referência de profissional.

          Ao Polo Educacional Novo Milênio, onde tive a minha primeira e grande experiência na área de educação e com a Educação a Distancia.

Às escolas que me receberam e me permitiram realizar os estágios.

A Creche Municipal Monteiro Lobato, onde eu tive a minha mais linda experiência com a Educação Infantil, cada professor que pude conhecer e aprender um pouquinho, de modo especial, a professora Janaína, que me deu um grande exemplo de amor a profissão e de dedicação aos seus alunos.

Cada funcionário que eu tive a oportunidade  de conhecer ali, de aprender com cada um. Cada criança que eu conheci, que eu dei banho, ajudei no lanche, nas refeições, coloquei pra dormir, levei no parquinho, contei histórias, enxuguei as lagrimas, enfim, um agradecimento muito especial a todos que por um ano fizeram parte da minha vida e que jamais serão esquecidos.

     

     

RESUMO

Esta pesquisa, cujo tema, “Educação à Distância: Contribuição para o avanço do Ensino Superior.”, tratará da dificuldade, principalmente de adultos que não tiveram a oportunidade de cursarem um nível superior no passado e veem na Educação a distância a esperança de conquistarem o seu diploma. Seu objetivo é refletir sobre o avanço significativo da Educação a Distância que só tem sido possível por causa do contexto de mudança, que vem ocorrendo com o surgimento e aperfeiçoamento cada vez mais rápido das novas tecnologias da comunicação e informação. Nesse contexto sobre os adultos que não tiveram uma oportunidade, no passado, de estudarem uma graduação, vamos falar nessa pesquisa sobre os professores, pois muitos só conseguiram chegar a uma Universidade por cus da Educação a Distância, pois antes, só tinham a formação docente de nível médio. Tal pesquisa mostra a importância das novas tecnologias da comunicação e informação para a educação na modalidade a distância, buscando uma análise de pontos positivos e negativos, mais os motivos pelos quais cada vez mais cresce o número de pessoas a procura pela Educação Superior a Distância. Será ainda possível a observância em torno do surgimento dessa modalidade de educação que não é recente. Será utilizada a pesquisa bibliográfica e a documental, tendo como fonte: internet, jornais, revistas e o acervo da biblioteca local.

Palavra-chave: Educação a Distância. Contribuição. Novas Tecnologias.

ABSTRACT

This research on the theme, "Distance Education:. Contribution to the advancement of higher education", will address the difficulty, especially for adults who have not had the opportunity to coursing a higher level in the past and see the Distance hope to win your diploma. Your goal is to reflect on the significant advance of the Distance Education that has only been possible because of the changing context, what is happening with the emergence and improvement faster and faster the new technologies of communication and information. In this context on adults who have not had an opportunity in the past to study a degree, let's talk this survey on teachers, since many were only able to reach a University for Distance Education cus, as before, only had teacher training medium level. Such research shows the importance of new technologies of communication and information for education in the distance, seeking an analysis of positive and negative points, the reasons why increasingly growing number of people searching for Higher Distance Education. Is it still possible to observe around the emergence of this type of education that is not new. Bibliographical research and documentary will be used, with the source: internet, newspapers, magazines and the collection of the local library.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)   pdf (414.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com