TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção Da Educação Na Obra De Emilio

Por:   •  22/3/2023  •  Ensaio  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

A concepçao da educação na obra de emilio, ou da educação de Rousseau.

Jean-Jacques Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra na Suiça, em uma familia de origem francesa. Ainda jovem tomou gosto por historias romanescas e pela leitura Plutarco. Aos dezesseis anos deixou sua cidade natal e viajou por diversos paises. Em 1742, radicou-se em Paris, onde trabalhou como professor, copista e secretario de um embaixador. Em 1755 publica ´´Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens´´ onde aponta as bases sobre os quais se firma o processo gerador das desigualdade sociais e morais entre os homens. Alguns livros trouxeram problemas para Rousseau : Emilio, ou da educação, obra pedagogica e o contrato social, lhe rendeu uma prisao por serem obras consideradas subversivas. Jean-Jacques Rousseau faleceu em Ermenoville, França, no dia 2 de julho de 1778.

Emilio, ou da educação é um romance pedagogico, publicado em 1762 por Rosseau, que conta a  educaçao de um orfao nobre e rico Emilio, de seu nascimento ate seu casamento. A obra denuncia explicitamente o descaso da epoca perante o tema infancia. Considerada uma das obras mais revolucionarias da pedagogia moderna por suas ideias radicais para a epoca e teve grande influencia na pedagogia do seculo XIX ate o seculo XX.

Emilio é educado por um preceptor no convivio com a natureza, com um pé no romantismo e o outro no imaginario iluminismo, o texto revela a crença na educação reformadora como parte das transformações sociais. O livro tornou-se um paradgima da educação no seculo XIX se opondo a elitização da educaçao como privilegio de poucos, afirmando ser um direito de todos,fazia duras criticas a pedagogia jesuita da epoca, que era rigida, punitiva e mera transmissora de conhecimentos hierarquicos memorizaveis que tratavam criancas como adultos em miniaturas. Com sua visao naturalista segundo o qual o homem nasce naturalmente bom, Rousseau estima que é precisa partir dos instintos naturais da crianca para desenvolve-los. Para ele a infancia é uma forma particular do ser humanom diferente da idade adulta. O homem nasce bom segundo sua visao mas a sociedade, as instituições cosmopoliticas o corropem, mechendo e alterando e sufocando sua bondade o tornando artificial e manipulando sua mente. Mas como evitar que o homem se corrompa, como formar um homem que conserve suas virtudes, sua liberdade sua autonomia, a sua compaixao com as desigualdades criadas pelo proprio homem ? Para Rousseau fortalecendo a sua formação na infancia e adolescencia que a medida que cresça seja um homem total incorruptivel, forte no fisico, forte no espirito no intelecto na razao e no sentimento; para ele na sua concepçao o seu aprendi com seu metodo educacional não sera realmente um magistrado ou padre mas acima de tudo sera um homem preparado para a vida e não somente apto a um oficio.

O periodo do nascimento ate os 12 anos para Rousseau eram os mas delicados que nesse periodo pra ele é que surgem os desvios, a educaçao primeira nesse periodo da crianca seria a educaçao negativa, isto é não ensinar novos saberes mais sim apenas manter, conservar  e fortalecer as qualidades morais nascidas com a criança. Segundo Rousseau a educaçao negativa consiste ´´não em ensinar a virtude ou a verdade mas em preservar o coraçao do vicio e o espirito do erro´´. No seu livro ele acredita segundo sua visao que não se deve apresentar a crianca ideias complexas e abstratas antes do desenvolvimento da razao por que segundo ele na infancia a razao dorme. Para a sua pedagogia aprende-se com tres mestres : a natureza as coisas e as pessoas. Só no inicio da adolescencia quando a razao comeca a surgir é que as pessoas e não apenas as coisas ou a natureza passam a ter importancia no processo educativo so entao os livros e as operaçoes abstratas são apreciadas entao so assim o Emilio pode vir a ser completo como adulto e homem na sua utopia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com