TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conclusão de Período

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

        A interdisciplinaridade é uma ferramenta de ensino que vem  mostrando-se muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita a abordagem de vários assuntos em um determinado tema, tornando a aula mais atrativa para os alunos, garante também maior interação, experiência e melhor convívio entre si e com os professores, tornando-os indivíduos sociais e possibilitando olhares diferentes para um mesmo tema ou assunto abordado.                                                                                                                      Da mesma forma a interdisciplinaridade pode ser usada na construção da aprendizagem das crianças através dos sentidos.

Visando observar e conhecer como ocorre o processo de descobrimento da criança dentro do meio social, através do dos cincos sentidos articulado com abordagens relacionadas as disciplinas de Alfabetização e letramento; Literatura Infanto-juvenil; Ensino de matemática na educação infantil; E ensino da natureza e sociedade. Foi desenvolvido esse projeto com o objetivo de compreender que os olhos, a boca, os ouvidos, o nariz e a pele são ferramentas importantes na construção do que a criança entende por realidade e por si própria.

Apresenta-se, também a importância da organização do espaço físico através do professor, para que a criança tenha possibilidade de acesso a objetos, livros, a texturas diferentes, diversidade de cores e atividades lúdicas.

 


DESENVOLVIMENTO

        O corpo humano é dotado de capacidades que lhe permite interagir com o mundo externo, essas capacidades são conhecidas como sentidos, sentidos esses que nos permite sentir diversas sensações. Por meio de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Sabe-se que a percepção do mundo pelos indivíduos depende significativamente do olfato, paladar, visão, audição e tato, ou seja, dos cincos sentidos. A visão é considerada a mais importante dos sentidos pois permite aperfeiçoar a visão do meio. Enquanto o tato, promove a absorção de ampla informação, por meio de receptores que são capazes de identificar sensações de prazer e dor. A audição nos permite identificar sons que nos rodeia, e o olfato nos possibilita a capacidade de captar odores. As informação proveniente dos órgãos do sentido podem ser memorizadas e proporcionar recordações. (RAMOS & LUCIANE, 2017).

  • Visão: É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

  • Audição: É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
  • Paladar: Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
  • Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
  • Olfato: Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

A interação com o ambiente, seja por meio de som, contato com objetos apertando-os e examinando-os, como nos primeiros anos de vida em que a criança costuma levar objetos até a boca, pois a utilizam para conhecer as coisas, isso permite que a criança adquira conhecimento sobre o mundo que a cerca. “A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los’, disse certa vez”. Tafner e Fischer (2004, p. 144).

Para que aconteça o aprendizado e o descobrimento do meio, através dos sentidos e das sensações faz-se necessário que o professor proporcione um ambiente organizado e personalizado que possibilite acesso livre a livros, objetos, brinquedos, jogos e brincadeiras, fazendo com que os alunos construa sua própria identidade, desenvolva autonomia, independência e aprendam brincando e para que eles possam também refletir não só sobre regras e limites, mas também sobre como aprender das mais diferentes formas. 

O estágio na educação infantil é um momento enriquecedor que auxilia a pensar no papel do educador e contribui para reflexão sobre a relevância da educação infantil para a formação humana e social das crianças. Neste sentido pauta-se em se constituírem de forma questionadora em relação à existência humana (COELHO, 2006).

Ao oferecer um ambiente rico e variado estimula-se os sentidos e eles são essenciais no desenvolvimento da criança. David & Weinstein citados por Carvalho e Rubiano (2001, p.109) afirmam que:

Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade. 

Não esquecendo, que crianças pensam diferente de adultos, porque percebem o mundo de forma específica. O cérebro delas recebem informações da visão, da audição e dos outros sentidos de uma maneira própria, a percepção ocorre de forma individual e está relacionada às diferentes fatores, ou seja, os mesmos olhos podem ver uma mesma coisa e senti-la e percebe-la de forma diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com