TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contando historia

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A educação aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender. Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc.”, enquanto educação é definida por Maroto (1995, p.3) como “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.”, e Gil (2002, p.19) define pesquisa como um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos.

O docente, quando realiza a pesquisa, tem a possibilidade de compreender o processo de construção do conhecimento, através do questionamento da sua própria prática, buscando adotar uma atitude de investigação com autonomia e

responsabilidade. Assim, a integração entre formação e pesquisa pode favorecer a melhoria do preparo e capacitação do professor, contribuir para seu desenvolvimento profissional e promover o aperfeiçoamento de sua prática. De acordo com pesquisadores como Perrenoud et. al. (2001), “a pesquisa desenvolve a habilidade investigativa, levando à motivação na busca de explicações sobre situações apresentadas, promovendo a reflexão sobre determinado fenômeno.”

Uma vez que o professor pesquisa sua prática, ele começa a perceber e reconhecer a importância das atividades docentes no que se refere às finalidades da educação, elevando a prática à condição de ponte para o saber. Nesse contexto, aponto o lúdico como um dos recursos que possibilitam a utilização, ao mesmo tempo, de diferentes linguagens e, por esse e outros aspectos, facilita a apropriação de significações e conceitos por parte do educando na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, considerar a ludicidade como recurso pedagógico requer que, o educador, debruce-se diante das diversas brincadeiras infantis e das suas relações como aporte teórico, explore recursos e materiais, organize objetivos e elabore espaços e ambientes que favoreçam as ações educativas e recreativas..

     

.

DESENVOLVIMENTO:

O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se

tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares. O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia.

Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugerem-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil como buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, não se sinta educada formalmente, criar hábitos de correção com suavidade e fineza, ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade, preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização, observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado, ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, fazendo com que a criança tenha consciência do erro.

O professor de Educação Infantil deve ser um constante pesquisador, conhecedor das teorias que embasam a Educação Infantil, e além de tudo deve ser alguém

que transmita segurança, afetividade e que se identifique com crianças da educação infantil, pois a sensibilidade, a compreensão, a paciência, o carinho e os cuidados também são ações que devem estar presentes no cotidiano do professor, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças.

2.3. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ludicidade é um assunto que vem sendo discutidos na área da educação, principalmente na Educação Infantil. Segundo Almeida (1998), relata que a criança esta sendo alfabetizada com o lúdico, e estão aprendendo melhor. Pois além de brincar elas aprendem o que o professor quer ensinar.

Neste contexto da aprendizagem a criança vai formando suas habilidades de coordenação motora, compreensão e companheirismo. As brincadeiras na Educação Lúdica são direcionadas nas salas de aula, pois tem um objetivo que é a aprendizagem da criança. Onde o papel do professor é fundamental, ele cria um momento mágico para o aprendizado, deixando a criança à vontade, facilitando seu aprendizado.

Santos (2002) refere-se ao significado da palavra ludicidade que vem do latim ludus e significa brincar. Onde neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, tendo como função educativa do jogo o aperfeiçoamento da aprendizagem do indivíduo.

 Assim, a ludicidade tem conquistado um espaço na educação infantil. O brinquedo é a essência da infância e permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da

criança. Ela estabelece com o brinquedo uma relação natural e consegue extravasar suas angústias e entusiasmos, suas alegrias e tristezas, suas agressividades e passividades.

Ainda Santos (2002, p. 12) relata sobre a ludicidade como sendo:

“(...) uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com