TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro Recordações começa nos contando a história de um jovem do interior

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

O livro Recordações começa nos contando a história de um jovem do interior, que tem uma grande admiração pelo seu pai e sua inteligência, que diferente de sua mãe não tinha tanto conhecimento, tendo como característica ser uma mulher humilde. Isaías tinha do seu pai uma imagem de alguém a quem imitar. Seu pai, além de sua própria inteligência e sonhos o motiva a tomar decisões. Isaías durante o período de sua infância se dedicou totalmente aos estudos, chegando até mesmo a ser admirado por professores, onde ganhou um livro de uma professora do qual o lia constantemente.

Isaías já tinha um enorme desejo de ir para o Rio e crescer na vida. Se tornar um “Doutor”. Este ler uma notícia que o instiga a ponto de tomar atitude de ir para o Rio. Busca ajuda então de seu Tio Valentim que o leva ao Coronel Belmiro, que o recomenda para o deputado Doutor Castro. Segue então para o Rio com isto e algumas economias, e o objetivo de falar com o deputado que lhe daria um emprego e iria garantir que ele cursasse medicina.

Logo de inicio Isaías, jovem sensível, percebe a tamanha crueldade das pessoas transmitida em forma de preconceito. Quando ele no meio da viagem para pra se alimentar e então é chamado de ladrão. Isaías então se sente atingido com raiva e amargura.

Ao chegar no Rio se decepciona de inicio com a imagem da cidade que não é o que ele esperava. Hospeda-se então no hotel Jenikalé, onde janta e acaba conhecendo Laje da Silva, padeiro e negociante no Rio. Isaías conhece Raul Gusmão jornalista admirado por muitos, porém que o tratava com desdém, mesmo assim Laje que não conhecia nada referente a Gusmão, só sabia que este era um importante Jornalista, e o admirava muito.

Também conheceu de passagem o jornalista Dr. Ivã Gregoróvitch Rostóloff, ilustrado e simpático repórter, que impressionou Isaías Caminha devido a sua versatilidade linguística, conhecedor de mais de 10 línguas. Após conhecer Gregoróvitch Isaías anda pelas ruas e pela primeira vez ver as forças armadas do seu país, e se sente indiferente a tal.

Chega o momento que então Isaías descobre que não seria fácil encontrar deputado nem mesmo em sua residência. Por inúmeras vezes este foi atrás do deputado e não o encontrou. Isaías começou a ver seu dinheiro esgotando, se sentindo só, enxergava como amigo somente as notas de dinheiro. Muitas vezes Isaías saía sorridente e esperançoso de encontrar o Deputado, e por inúmeras vezes voltava desalentado. Quando por fim consegue encontrar o deputado o encontra na casa de sua amante, e ver a frieza neste homem do qual diz a Isaías que emprego era difícil, e que o devia procurar depois. Logo após Isaías descobre que o deputado estava de viagem marcada para o mesmo dia que falou com ele.

A partir de então Isaías começa a imaginar todas as tragédias que poderia atingi-lo. Sentiu raiva e medo, e se viu sem solução. E assim aconteceu. Isaías é chamado a delegacia onde é indagado, por causa de um roubo que tinha ocorrido na noite anterior. Lá então Isaías sofre com um preconceito disfarçado quando é chamado de “mulatinho”, Isaías então não sabe como descrever o que sentiu, só cita que ele viveu em um lugar onde era sempre respeitado e teve sua sensibilidade cultivada. Isaías chega até mesmo a relatar que ao contar e se recordar do que passou volta a chorar. Isaías se sentiu pré-julgado onde não quiseram nem saber de suas qualidades, mas julgaram o externo, julgamento este vindo de um representante do governo, onde Isaías conta que o machucou bem mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com