TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição de Jean Jacques Rousseau

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 17

A contribuição de Jean Jacques Rousseau para a pedagogia

Acadêmicos:   Carolini Folster

                        Cristina Rohling Lembeck

                        Érica Amália Buchner

                        Maria Eduarda Shaffer                           

                   Prof. Orientadora: Cleci Vera Schenkel Martini

           Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Pedagogia – 1754

                                   23/junho/2017

                                     

                                    RESUMO

Jean Jacques Rousseau, considerado pai da pedagogia moderna criou um método educacional onde o sujeito aprende a pensar por si próprio, afirmava que a criança brincasse e através da brincadeira aprenderia a linguagem e assim criaria princípios para construção de sua autonomia. Em sua tese, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza. A obra Emílio ou da Educação, um principais livros para a pedagogia, foi autoria de Rousseau. Ele foi um grande teórico da educação, seu pensamento constitui um marco na pedagogia contemporânea e suas obras anteciparam o ideário da revolução francesa. Seu pensamento pedagógico não se separa da sua concepção política, da crítica ao absolutismo, pois elaboras fundamentos de uma doutrina liberal e combatia ideias antigas e conservadora. Seu pensamento filosófico é a de que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe.

Palavras-chave: Jean Jacques Rousseau, educação da infância, pedagogia.

1.INTRODUÇÂO

                   Em 1972 Jean Jacques Rousseau publicou Emílio ou a Educação. Este tratado, de uma total novidade para a época, encontrou grande sucesso, revolucionando a pedagogia, e serviu de ponto de partida para as teorias de grandes educadores do século XIX e XX. Trata-se de um romance pedagógico que conta com a educação de um órfão nobre e rico, seu livro é dividido em cinco partes que são elas: Idade da necessidade (do nascimento até os dois anos), Idade da natureza (dos dois aos doze anos), Idade da força (dos doze aos quinze anos), Idade da razão e das paixões (dos quinze aos vinte anos), e por último a idade da sabedoria (dos vinte aos vinte e cinco anos).

 Neste trabalho falaremos sobre a educação negativa segundo Rousseau, que considera que não havendo uma Educação conforme a natureza, seria denominada por ele como educação negativa, a consequência será a formação de um homem desfigurado, com vícios e preconceitos. Rousseau considerava que a criança era como um ser superior ao adulto uma inocência infantil e natural, e tem em si a condição original de existência humana. Ele era contra as rotinas tradicionais da época, em favor da felicidade das crianças das necessidades da vida: seu ideal pedagógico consistia em preservar a liberdade natural da criança e depois promover sua liberdade moral. Rousseau afirma que era necessário a interação do homem na sociedade moral, com a educação permitindo o estabelecimento de um contrato social. Para se trabalhar a reeducação em meio a sociedade degenerada, cumpre-se inspirar nos direitos da natureza, mas sem crer que a sociedade possa voltar a um estado de natureza original. Para Rousseau, a natureza possuiu três significados distintos: como oposição aquilo que é social; como valorização das necessidades espontâneas das crianças e dos processos livres de conhecimento e como exigência de um contínuo contrato com um ambiente físico não urbano. O princípio fundamental para uma boa educação para as crianças, é que a criança seja respeitada desde o seu nascimento, já que ela é naturalmente boa, e não devemos olhar a ela como um ser adulto em miniatura.

2. HISTORIA DE ROUSSEAU E A PEDAGOGIA

        Rousseau, nascido em Genebra, Suíça, no dia 28 de junho de 1712, órfão de mãe, e em 1722 ficou órfão de pai, e faleceu na França em 2 de julho de 1778, sendo assim foi educado por um pastor protestante, se tornou controverso e quis ser católico, alguns anos depois voltou ao protestantismo. Foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço, considerado um dos principais filósofos do iluminismo, influenciando a revolução francesa (1789).        Escreveu estudos políticos, romances, educação, religião e literatura, suas obras mais significativas foram:

A Nova Heloísa: romance exaltando a vida em família e a moral, sendo assim criticava a sociedade da época, nesse livro exaltava as ideias de igualdade, bondade do povo.

Emílio Ou Da Educação: romance educacional e desenvolvimento da criança praticando o direito de liberdade e dever.

Contrato Social: esse livro relata opiniões de Rousseau sobre o governo da época, de acordo com ele todos os homens seriam iguais em direitos, o governo e o estado, nasceram do contrato entre os homens, submetidos a leis que seriam aprovadas através do voto.

        Rousseau pensava no homem como um ser concreto e histórico, em uma época que a filosofia tratava o homem como um ser abstrato, se preocupava com a felicidade da pessoa, buscando saber o porquê o homem se torna infeliz, que julga nascer feliz e em harmonia com a natureza, e afirmando que o ser humano é corrompido pela sociedade e suas regras, para ele a educação está no centro da construção de convivência social, um ser humano não preso a um solo único, é a educação que prepara a criança para travar contato com o mundo a sua volta.

                Rousseau no século XVII, já propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria princípios para a sua autonomia. Se traçarmos um paralelo entre a época de Rousseau para atualidade, poderemos realizar questionamentos e comparações, pois, na atualidade existem Pré-escolas para o atendimento das crianças, devido as mulheres trabalharem. Essa realidades influenciou o surgimento de muitos benefícios para a Educação Infantil que foi a LDB 9394/96, na qual integra que a Educação Infantil, é a primeira etapa paras a Educação Básica de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com