TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise na Educação

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

1- A Crise na Educação em Ciência é visível hoje em dia e suas saídas são complexas, mas possíveis de serem implementadas segundo Hora, Santos (2006) no capítulo 14 da disciplina. Comente duas soluções a respeito da referida Crise.

A maior parte dos educadores, especialistas, e até mesmo os políticos, reconhecem a necessidade de uma formação que dê maior qualidade ao trabalho pedagógico, e uma das possibilidades para a sua efetivação é um curso superior com o propósito de capacitar professores para o trabalho pedagógico. A perspectiva da alfabetização científica e tecnológica tem finalidades humanistas, sociais e econômicas. Para a formação do cidadão, é proveitoso o estudo do ambiente, da poluição, da Tecnologia, da Medicina, da conquista espacial, da história do universo e dos seres vivos etc. A orientação a favor da cidadania tem objetivos humanistas; visa a que todos participem da cultura contemporânea, que tenham capacidade e se situar no universo técnico-científico, possibilitando a cada um se familiarizar com as ideias mais recentes das Ciências. A proposta da alfabetização científica e tecnológica tem também objetivos relacionados à inserção social, contribuindo para diminuir desigualdades, na medida em que pretende socializar os conhecimentos técnicos e científicos, possibilitando, assim, a participação mais democrática na produção e nos resultados dos avanços científicos e tecnológicos. Afinal, só é possível o exercício pleno da cidadania quando os indivíduos compreendem os fatos e atuam com senso crítico.

Se sabe que o livro didático é o principal instrumento de trabalho do professor, ele é a sua principal referência. A tendência é de que haja melhoria da qualidade dessas publicações. Entretanto, o professor precisa romper com essa camisa-de-força, buscando outros suportes de leitura. O universo se amplia se buscarmos os paradidáticos, como literatura infanto-juvenil, revistas em geral e de divulgação científica; suplementos de jornais (impressos ou digitais), programas de TV, web, vídeo. Uma enorme fonte de recursos didáticos está presente nos espaços não-formais de divulgação científica e cultural, como museus, laboratórios abertos à visitação, planetários, exposições e diversos espaços educativos não-formais. São espaços que devem integrar o processo ensino, a aprendizagem de forma planejada, sistemática e articulada. Porém, o mais importante é a qualidade do trabalho do professor com o material disponível. Um livro que chega à escola, ainda que não seja o ideal, pode transformar-se em um grande recurso didático.

2- Que medidas poderiam ser tomadas para a inclusão efetiva do Ensino de Ciências na Educação infantil?

Recomendam que as crianças desde cedo tenham contato com a alfabetização científica e tecnológica. As orientações para se consolidar esse tipo de ensino na Educação Infantil repousam no fato de que as crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras. O professor da Educação Infantil deve assumir, o papel de mediador do conhecimento científico, ao selecionar e organizar práticas mais adequadas ao trabalho pedagógico. A metodologia mais adequada deve cultivar e estimular ainda mais a curiosidade da criança, tão conhecida e bem caracterizada pelos constantes “porquês” e “como” que elas empregam na tentativa de compreender o mundo e as coisas que estão começando a descobrir. Pode convidar as crianças a observar os fenômenos naturais, como a chuva, os rios, as marés, os vulcões, os terremotos ou a neve, mesmo que alguns desses fenômenos não façam parte do cotidiano das crianças; como elas conhecem as tecnologias modernas, os computadores, a televisão e o vídeo, os satélites, o raio laser, as radiografias... Tudo isso deve ser valorizado e estimulado, o que contribuirá para a formação de cidadãos com conhecimento sobre o mundo em que vivem e, portanto, com maior capacidade para exercer criticamente a análise sobre as consequências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com