TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

MELISSA REGINA MÜLLER DA COSTA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

CURITIBA

2012

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

A educação é uma prática social que ocorre em todas as instituições. Entende-se que a educação ocorre não apenas em locais institucionalizados. De acordo com Libâneo (1998), a docência entendida como ensinar e aprender está presente não apenas na escola, mas na prática social em geral.

A sociedade em que vivemos hoje é uma sociedade de informação e de conhecimento, que vem se adaptando as novas configurações do trabalho, da produção, além dos avanços tecnológicos. Considerando todas as mudanças que vem ocorrendo no mundo contemporâneo, bem como as alterações das diversas ciências, surge a necessidade de uma formação e capacitação de qualidade destinada aos professores do ensino superior, possibilitando assim a realização de sua função de maneira plena e eficaz.

As Instituições de Ensino, por sua vez, prestam um serviço de educação que se efetiva através da docência e investigação, buscando o desenvolvimento, a transmissão e a crítica dos conhecimentos trabalhados, na construção da sociedade. Tais peculiaridades do ensino, em especial o ensino superior, exigem uma ação docente diferenciada da que se vinha praticando. O professor torna-se um profissional reflexivo, crítico, investigativo.

Para que ocorra um aperfeiçoamento da docência superior é necessário uma integração dos saberes de maneira complementar, não sendo mais suficiente o conhecimento restrito em apenas uma área do saber. Além disto, é necessário que além de ter um conhecimento científico o professor saiba como transmiti-lo aos alunos, não bastando o “saber”, mas sim o “compartilhar”. O Professor deve deslocar-se do ponto central do processo ensino-aprendizagem, trocando a mera tarefa de transmitir conhecimento para ser um mediador do trabalho educativo. Seu principal compromisso com a sociedade, deve ser preparar os acadêmicos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa esta indispensável para outras conquistas democráticas. O desafio é educar as pessoas, proporcionando-lhes um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo.

 A docência no ensino superior tem sido alvo de grande preocupação, ocasionando vários estudos sobre o tema do desenvolvimento e formação profissional de seus professores. Destes profissionais se espera muito além do saber teórico-disciplinar, exige-se saberes pedagógicos e políticos, pois se reconhece a importância destes para a eficácia em ensinar.

No campo da didática existem métodos que vão orientar o trabalho do docente. O embasamento teórico permite ao professor a concretização de diversas metodologias educativas na sala de aula. A didática, enquanto ferramenta de organização da prática docente, não irá restringir o trabalho docente, mas sim promover o diálogo entre os atores envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com