TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA UNIVERSIDADE AO CONTEXTO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Por:   •  26/6/2020  •  Artigo  •  6.288 Palavras (26 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 26

CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICO, LINGUÍSTICO E PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Virgínia Mara Vieira dos Santos

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA UNIVERSIDADE AO CONTEXTO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Brasília

Virgínia Mara Vieira dos Santos

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA UNIVERSIDADE AO CONTEXTO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Artigo apresentado como requisito para

aprovação do curso de Pós-Graduação

em        Docência        do        Ensino        Superior        do

CEJULP sob a orientação do prof. Vânia

Roseli Alencar.

Brasília-DF, 2020

Virgínia Mara Vieira dos Santos

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA UNIVERSIDADE AO CONTEXTO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Aluna: Virgínia Mara Vieira dos Santos        Assinatura: ____________________

Professor(a): Vânia Roseli Alencar

Resultados: ( ) aprovado        ( ) aprovado com ressalvas        ( ) não aprovado

Brasília-DF, 2020

1

RESUMO

Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo destacar o âmbito estrutural e prático da universidade a fim de articular sua função social ao papel do docente universitário, bem como seu contexto social e de formação. O trabalho visa ainda analisar a instituição universitária para além do espaço físico acadêmico, considerando sua função perante as realidades sociais e culturais, relacionando seu papel social à proeminência do docente nos processos educativos, nas mudanças sociais e nas relações humanas, considerando a relevância de uma formação de qualidade para o desenvolvimento da identidade profissional docente. Pretende-se ainda abordar questões problemáticas atuais percebidas tanto nas questões internas das instituições de ensino superior quanto no processo de formação do docente universitário.

Palavras-chave: Docente universitário. Função social. Formação do docente.

ABSTRACT

This article is based on bibliographic research that aims to highlight the structural and practical scope of university, in order to articulate their social function to the role of university professors as well as their social and educational context. This article also aims to analyze the university institution beyond the academic physical space, considering your function in the social and cultural realities, relating the role in society to the prominence of professor in educational processes, in social changes and human relationships, considering the relevance of a quality training for the development of the teaching professional identity. It is also intended to address current problematic issues perceived both in the internal issues of higher education institutions and in the professors training process.

Keywords:        University teacher; Social role; Teacher training.

2

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca do caráter essencial do docente universitário para o funcionamento da Universidade, analisando a relação que deveria existir entre estudantes, universidade e professor. A universidade exerce um importante papel não só para a formação de profissionais, mas é ela quem abriga estudantes de diferentes contextos sociais e culturais, tornando-se um ambiente que reflete as diferenças de pensamento, opiniões, bem como as diferentes realidades de classe e cultura.

A partir das diferentes relações que nascem no ambiente universitário, surgem necessidades que precisam ser atendidas pela instituição. Sendo assim, é preciso visualizá-la para além de uma instituição que presta serviços educacionais, mas como uma instituição complexa que abarca questões sociais originárias das relações humanas. No entanto, nos dias atuais, a universidade é compreendida não como uma instituição social, mas como uma organização com fins mercadológicos que estreitam o caráter humano dela.

O foco do trabalho, portanto, é destacar o docente como principal agente mediador dessas relações. É ele quem assume a responsabilidade de conduzir e colocar em prática planos de atividades capazes de respeitar a individualidade de cada estudante a fim de promover uma formação crítica e libertadora, alinhando teoria

  • prática. Portanto, é preciso analisar a imagem do docente como um sujeito além de apenas um prestador de serviço, mas como um indivíduo inserido em determinado contexto histórico e cultural, assim como deve-se refletir também acerca do seu processo de formação.

Percebe-se, contudo, problemáticas relacionadas ao funcionamento da universidade, bem como a formação do professor universitário. A universidade, hoje pensada dentro de um contexto capitalista, acaba por primar por uma formação técnica, deixando de atender as necessidades sociais que surgem no seu ambiente.

3

Além disso, a formação do professor docente é voltada para questões muito específicas da área por ele escolhida, desvalorizando a formação pedagógica, que é necessária para qualquer área docente. É preciso, então, refletir acerca da fundamentalidade das estruturas educacionais que envolvem a universidade e o docente universitário a fim de perceber a fragilidade que a educação superior enfrenta à vista das problemáticas sociais.

1. O PAPEL DA UNIVERSIDADE

Repensar e analisar as premissas da docência do nível superior no Brasil é considerar, a priori, o papel da universidade para a formação de novos indivíduos profissionais. Como se estrutura, no Brasil, a Universidade no que diz respeito a suas premissas, sua função e importância?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com