TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Por:   •  27/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

 A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR   BRASILEIRO

RESUMO

O objetivo desse trabalho é destacar a prática docente no ensino superior do Brasil, investigando o ensino superior no Brasil, evidenciando os desafios pertinentes da docência na atualidade do ensino superior, analisando as perspectivas do docente frente ao ensino superior A metodologia a ser aplicada nesse trabalho será elaborada com base em pesquisas bibliográficas, explorativa qualitativa, visando fundamentar teoricamente através do conceito da área com base referencial em autores renomados, com viés para discutir sobre o tema. Constatando que o processo de ensinar e aprender sempre exigiu estabelecimento de relações entre o professor e o aluno, como no decorrer da história da educação, a compensação em relação a este importante elemento foi mudando a partir crescimento da sociedade como um todo nas relações de poder que nela se colocam, portanto a influência desse processo histórico na atualidade é caracterizado pela necessidade de superar a participação alienada e passiva de alunos em sala de aula, tornando-as mais consciente e interativa, com o objetivo de favorecer a aprendizagem principalmente no âmbito do ensino superior.

PALAVRAS-CHAVE: Docente. Ensino Superior. Brasil 


  1. INTRODUÇÃO

A educação brasileira raramente vivenciou processos de inovação, uma vez que modelos vivenciados na prática do território nacional tinham como base experiências de países europeus desenvolvidos economicamente, porém as tentativas eram mais de cunho teórico do que prático, demostrando assim o claro interesse do estado e das instituições na promoção e na defesa de processos educativos inovadores. Há um consenso nos estudos relativos à educação brasileira que há descaso e falta de prioridade quando se trata de educação.

Os pilares da educação básica e superior brasileira assentaram-se na transmissão e na reprodução de conhecimentos historicamente construídos e repassados de geração em geração  durante várias décadas, desde o empreendimento jesuítico, e pelas diversas tentativas reformistas de educação que se sucederam, o Brasil continuou órfão de processos educativos que fizessem a diferença no território nacional.

No entendimento de Braga (2016), introduzir mudanças no ensino superior mediante a processos inovadores é contribuir para melhorar a aprendizagem dos estudantes onde destaca em sua obra que o modelo de ensino, baseado em transmissão e retransmissão de informações, com o objetivo de construir conhecimento pelo acumulo destas informações, para formar um corpo de conhecimentos teóricos e, posteriormente, das aplicabilidade, quando do momento do estágio e do exercício da profissão, está em total desacordo com a dinâmica da estrutura contemporânea das profissões e da vida da sociedade atual (BRAGA,2016).

Experiências do ensino superior que valorizam metodologias inovadoras de aprendizagem começam a ter espaço, pois há um entendimento de que mudanças são necessárias para aperfeiçoar o índice de permanência dos estudantes nos cursos de graduação, bem como para a melhoria da qualidade de aprendizagem.  

Por um lado as tecnologias estão cada vez mais presentes em todas as dimensões do quotidiano nas atuais sociedades, porém por outro lado encontram-se em níveis de literacia tecnológica e digital mais baixos e até de dificuldades de domínio instrumental das tecnologias mais acentuadas do que seria de esperar num grupo profissional altamente qualificado como os docentes do ensino superior. Ao mesmo tempo, estas dificuldades coexistem com referências que salientam a necessidade de maior articulação com links de conteúdo diversificado, interação virtual em comunidades com recursos a exploração de recursos tecnológicos diferenciados e de feedback regular (RIBEIRO, 2019).

 A justificativa desse trabalho está ancorada na ideia de reflexão sobre o papel do ensino superior e apontar a necessidade de oferecer aos docentes desse nível de ensino subsídios, para que possam compreender os objetivos de estabelecer a relação professor - aluno - conhecimento, e com isso propiciar a constante melhoria no processo de ensino aprendizagem.

O objetivo desse trabalho é destacar a prática docente no ensino superior do Brasil, analisando o ensino superior no Brasil, evidenciando os desafios pertinentes da docência na atualidade do ensino superior, analisando as perspectivas do docente frente ao ensino superior. Considerando que todo profissional  deve buscar formação continuada, cabe aos educadores adequarem-se a essa nova realidade e fazer dela um meio para se obter um bom desempenho, diante disso não se pode admitir a desculpa da indisponibilidade de recursos e equipamentos, pois na era da informação e comunicação estamos cercados de possibilidades e alternativas.

  1. DESENVOLVIMENTO

A educação superior brasileira está expressa nos artigos 43-57 da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, que tem por finalidade formar profissionais nas diferentes áreas do saber, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, e comunicando-os meios por meio do ensino. Fomenta principalmente o desenvolvimento cultural, incentivando o trabalho de pesquisa e a investigação cientifica. Todas as Instituições de Ensino Superior - IES instaladas no território nacional são autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação e  Cultura (MEC), que através de um sistema integrado, acompanha o desempenho dessas instituições (PAIXÃO, 2019).

2.1 Um olhar sobre o ensino superior no Brasil

 De acordo com Mata (2017) Ingressar no ensino superior, constitui-se  no objetivo de milhões de jovens no Brasil, no qual consideram culturalmente que os títulos obtido por cursos em níveis superiores elevam o status social, outorgando as vantagens aos que os possuem, contudo nota-se uma disposição acirrada na obtenção por um título, a despeito e em detrimento do conhecimento proveniente do curso.

Para Durhan (2003) a instituição e desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil, caracteriza-se por caráter tardio, ao contrário da chamada América Hispânica (países descobertos e colonizados por espanhóis), que contou com a criação de universidades católicas desde o século XVI, a instituição da Universidade, com seu legitimo cunho de conhecimento e pesquisa, somente ocorreu no século XX aponta a autora, de que a política e pensamento da coroa portuguesa, baseava-se na premissa de se impedir a formação de quadros intelectuais em suas colônias, concentrando a formação de nível superior especificamente na metrópole (FERNANDES,2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com