TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docência no Ensino Superior

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

SANTO AMARO

PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

FABIANA RODRIGUES LIMA WATANABE

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A NEUROCIÊNCIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

SÃO  PAULO

SETEMBRO / 2018

Introdução

O projeto inovador no ensino superior apresentado pelos Cursos Cooperativos da Escola Politécnica da USP, consiste em propiciar ao aluno a vivência da prática profissional, estagiando em empresas parceiras, permitindo a troca de conhecimento entre aluno e professor, estabelecendo um elo de ligação entre os saberes acadêmicos com os adquiridos e vivenciados nos módulos de estágio.

Proposta Pedagógica

Curso: Pedagogia. Disciplina: Neurociências Aplicadas à Educação.

Promover aos futuros profissionais da educação o conhecimento teórico e prático da neurociência e do funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e identificar possíveis potencialidades e dificuldades dos alunos na construção do saber. O discente atuará em salas de aula, analisando e intervindo no desenvolvimento global do indivíduo em suas competências cognitivas, emocionais e sociais.

Objetivos: Integrar à formação dos alunos de graduação (Bacharelado e Licenciaturas) o conhecimento amplo do funcionamento do cérebro no processo de ensino e aprendizagem, além da formação dos professores do ensino básico quanto ao trabalho com alunos portadores de necessidades educativas especiais.

Referências

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B.  Neurociência e Educação. Como o Cérebro Aprende. Artmed – 1ª ed. – São Paulo, 2011.

CAETANO, Andressa Mafezoni. A Formação Inicial de Professores na perspectiva da Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2009.

MASETTO, Marcos Tarciso. INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 7, n. 2, set. 2011. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6852>. Acesso em: 12 set. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com