TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO HOMÉRICA

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Disciplina:

Fundamentos da Educação

Tutor:

RA:

Aluno(a):

Portfólio: Atividade  - Ciclo 2

        Para compreender a Educação homérica, faz-se necessário entender a religião, está que servirá de inspiração. Cultuava-se a rivalidade  entre deuses e heróis-humanos, que por sua vez, forçava o homem a supera-se cada vez mais.          A Educação homérica, primeiro modelo de formação em excelência, nos aproxima do Mito de Aquiles.  A mitologia conta que Aquiles era filho de Tétis e Peleu, quando ainda era um bebê, sua mãe levou ate o rio de Estige e o mergulhou nas águas, para torná-lo invulnerável, ficando apenas o calcanhar sem tocar no rio.

        Aquiles foi um dos mais famosos heróis gregos, reconhecido pela sua força e bravura, participou de várias batalhas. Durante a Guerra de Tróia, Aquiles matou Heitor ( príncipe de Tróia), para vingar seu amigo Pátroclo, porém neste mesmo episódio Aquiles foi atingindo por uma flecha envenenada arremessada por Paris e acabou morrendo.

        Na educação homérica, o guerreiro é imortal, ainda que morra no campo de batalha, sendo assim Aquiles foi coroado pela glória, morreu em combate e tem a honra relacionada à morte, e não à felicidade. Esse reconhecimento dava relevância ao seu Estado.

        Comportamentos iguais ao de Aquiles, figuras  heróicas, fundamentava a finalidade da educação homérica : a formação de um homem completo excelente em todas suas aptidões  e isso impulsionava os jovens homéricos a um clima de intensa competitividade, onde todos buscavam valor e glória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (246.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com