TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA









EDUCAÇÃO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE



PARINTINS - AM

2022

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ÉRICA FERREIRA CURSINO

ERIKA SOUZA DA SILVA







EDUCAÇÃO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Trabalho solicitado para obtenção de nota na disciplina Educação, Saúde e Sustentabilidade, ministrada pela Profª Msc. Gracy Kelly Monteiro Dutra.









PARINTINS - AM

2022

TEXTO CRIATIVO

EU, PEDAGOGO (A), NA PRÁTICA DA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE EDUCATIVO

Ao falarmos em Meio Ambiente e Sustentabilidade, inúmeros termos e significados surgem em nossa mente. Na América Latina é comum ouvirmos o termo Pachamama ao referir-se à Terra, e este termo carrega grandes significados divinos que remetem a fertilidade, prosperidade e renovação, e ao poder de cura. A exaltação da “Mãe Terra” em alguns povos andinos levantou questões voltadas para a relação do ser humano com os demais animais não humanos, tal como degradação do meio ambiente, questões essas presentes até hoje em debates ecológicos ao redor do mundo.

Estabelecer esse debate na prática em sala de aula requer não somente o conhecimento desses termos e sentidos, não somente literal, mas também do sentido que esta divindade representa. Enquanto pedagogo (a), ao trabalhar saúde e sustentabilidade no ambiente educativo, é de praxe que o processo de conscientização seja a base desse debate, tendo em vista que faz parte do papel social da escola, apesar das dificuldades em se estabelecer educação ambiental. O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza (JACOBI, 2003).

Atualmente, a maior dificuldade em trabalhar a sustentabilidade na educação está em estabelecer maneiras de tratar esse tema numa sociedade urbanizada, onde as formas de vida estão estagnadas na degradação humana do ambiente em que vivem. Apesar dos impactos ambientais provocados pelo avanço tecnológico com o passar dos anos, a tecnologia assumiu um papel bastante importante no acesso à informação que, aliados à educação, têm grande potencial no desenvolvimento de uma educação ambiental transformadora, possibilitando a busca por melhorias na qualidade de vida através de práticas sustentáveis.

A luta pelo desenvolvimento sustentáveis sempre esteve presente na sociedade, e se faz necessário levar esta discussão para a prática em sala de aula afim de que gerações futuras se espelhem em grandes nomes em prol do meio ambiente, tal como Chico Mendes, conhecido pela defesa de causas ambientais no mundo, lutando contra um sistema capitalista responsável pela degradação dos recursos naturais, este ainda destacava a educação como uma forte aliada, tendo-a como um ato político.

Mas, afinal, por que a sustentabilidade é vital para as pessoas e por que trabalhar ela? Quando falamos de sustentabilidade é importante abordá-la sob três aspectos: social, ambiental e econômico. As práticas capitalistas associadas ao consumo devem estar em equilíbrio com a sustentabilidade, visando avanços sociais e econômicos sem agredir o meio ambiente. Segundo Nascimento 2012, "Com a queda da União Soviética, o grande medo da sociedade de meados do século passado de uma guerra atômica autodestrutiva se esvaiu. Em seu lugar ganhou corpo o grande medo da autodestruição pelo crescimento econômico desenfreado que destrói a natureza e exaure os recursos naturais". O homem com sua ganância está causando a sua própria extinção, visto isso a educação ambiental e crucial pois  implica não só a conscientização e o olhar crítico sobre a realidade, mas também o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, ela atua apenas como facilitadora na formação de valores sociais e no pleno desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades, bem como uma visão crítica do mundo. É de suma importância  conscientizar parte da população que a natureza é fator primordial da nossa existência e a sobrevivência de novas gerações. “A saída é a adoção de novos valores e novos costumes, com abandono da moda, do instantâneo, em troca de uma produção duradoura e decrescente. Enfim, adoção de um novo estilo de vida” (Nascimento, 2012).

Quando se percebe que o problema ambiental, assim como qualquer outra crise social que existe na sociedade pós-moderna, é latente, é possível ver como uma educação perceptivelmente inserida nesse contexto pode ser resolvida, é necessário reconhecer e incluir a dimensão ambiental na formação, a fim de priorizar a gestão ambiental e promover a participação da comunidade na identificação dos problemas e suas soluções. As crianças, adolescentes e jovens passam a maior parte do tempo na escola, que portanto, é na atualidade o principal local de aquisição de valores sociais e atitudes comprometidas com o equilíbrio ambiental (JACOBI, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com