TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DE RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL ATUALIZADO

Por:   •  8/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        10

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        11

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        12

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

13        PLANOS DE AULA        16

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

15        RELATO DA REGÊNCIA        18

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O Estágio Educação Infantil se consolida como uma rica oportunidade de relacionamento, e verificação da factual relação entre teoria e prática, ao observar sua verossimilhança na vivência do cotidiano escolar, de convivência com as crianças e de aprendizado. Neste artigo pretendemos apresentar os resultados do estágio supervisionado, que ocorreu no NOME DO LOCAL, além de relatar as experiências desenvolvidas a partir deste processo de formação do pedagogo.

A metodologia utilizada foi de observação participante, atrelado à leituras e o estudo bibliográfico que lidam no tocante da prática pedagógica e, ainda, sobre a importância do estágio na formação do pedagogo, favorecendo, desse modo, inovações na bússola dos direcionamentos pedagógicos para a educação infantil, além de servir como embasamento para as práticas de construção e reconstrução do conhecimento docente. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do estágio na formação inicial de professores, bem como mostrar os resultados do período em estágio e como este impactou a formação e atuação na qualidade de professor da infância.

Nos seguintes escritos clara é  a pretensão de caracterizar sucintamente o campo de estágio, a fim de melhor situarmos o trabalho pedagógico observado e vivenciado junto as crianças. Em seguida difundir uma reflexão sobre a importância do estágio na formação do pedagogo e como essas ideias impactam nas práticas enquanto pedagogas em formação. Um outro item aborda as atividades realizadas durante o período do estágio, a percepção das crianças e das professoras e o resultado que as intervenções obtiveram.

Por fim exibir ponderações sobre o que foi o estágio, as contribuições, as dificuldades, as partes positivas e negativas nas intervenções e sugestões.

RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O ensino escolar na primeira infância ainda é objeto de muitas controvérsias entre os pesquisadores da área. Por um lado, há aqueles com posicionamentos favoráveis à educação em instituições de caráter formal desde os primeiros anos, como resultado de um processo histórico, político e econômico*. Por outro, aqueles com apontamentos que questionam o atendimento coletivo para as crianças menores de três anos, justificados pelos riscos à saúde e prejuízos aos vínculos afetivos, os quais, por sua vez, geram culpa, insegurança e outros sentimentos por parte da mãe.**

E a seguir podemos observar durante à leitura do trabalho “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin’’  de Juliana Campregher Pasqualini : o quão importante se faz o trabalho pedagógico durante a transição à idade escolar onde a principal  atividade da criança passa ser a atividade de estudo. A problemática levantada desde o inicio da leitura trazem o levantamento da perspectiva onde o ensino parece ser compreendido como processo voltado (exclusivamente) ao aspecto cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré-escolar. Portanto, nessa faixa etária o professor não deve ensinar, mas ser limitado a acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil – ou, ainda, a seguir as crianças, conforme expressão do educador italiano Loris Malaguzzi (Arce, 2004).

Outro importante levantamento apontado pela pesquisa é que a imitação é apontada como um aspecto fundamental nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Trata-se, no fim, para Vigotski, de uma das vias fundamentais de desenvolvimento cultural. Noutra parte, pode-se concluir, que o desenvolvimento das diversas funções psíquicas superiores tem como condição uma operação cultural organizada, em princípio, pelo adulto. Deixando assim evidenciado que as funções psicológicas devem ser “cultivadas” na criança pelo educador e que isso não significa submeter a criança a um treinamento mecânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com