TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Exames: ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 9

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera - Uniderp

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner

Profª. Denise Sol

PEDAGOGIA/ LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Aparecida Alves Araujo RA 384935

Bianca Martinez da Silva RA 379274

Deolinda Prado RA 353741

Eva Maria da Silva RA 354325

Francineide da S. Pereira RA 357093

Poliana Rizzo RA 355248

Campo Grande-MS, DATA

INTRODUÇÃO

A leitura é uma ferramenta que prepara as pessoas para a vida e quando desenvolvemos o gosto por esta, estamos agregando conhecimento e nos familiarizando com o mundo, pois a leitura facilita na escrita, estimula a criatividade e desenvolve a compreensão e senso crítico. Por meio da leitura adquirimos conhecimento e informação, no entanto, esta não consiste como o único meio para aquisição de conhecimento, pois o importante é compreender e interpretar o que o autor pretende passar. Dessa forma, podemos definir: “Ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de ideias para viver em sociedade.” (SILVA apud NOVA ESCOLA, mar. 2003, p. 49).

Na sociedade atual percebemos a exigência de uma boa comunicação escrita e oral para assim, obter uma colocação no mercado de trabalho, entretanto, não devemos ver a leitura apenas como necessidade e sim como um processo para apreensão de conhecimento do mundo. Sabe-se que parte da população brasileira não possui o hábito da leitura e acredita que ler é um ato difícil, mas para conseguirmos uma leitura rica e interessante devemos possuir objetivo e criar estratégias para promover uma leitura prazeirosa e de facíl compreensão.

A partir da leitura, se percebe a necessidade de interação com o autor, assim como com o texto. Apenas juntar palavras não basta, é necessário conhecer o além destas . O leitor para melhor compreender o que lê, deve ter conhecimento previo, compreender as ideias principais do texto, criar expectativas e fazer conclusões para alcançar total coerência.

Parte do conhecimento é adquirido através da leitura, sendo assim, é de suma importância que o leitor possua acesso aos mais diversos textos e segundo FREIRE descreve: “É através da leitura de mundo que vamos aprender a leitura da palavra”(A Importância do Ato de Ler, 2005, p.11). Percebemos que a leitura para sair de sua superficialidade deve ser compreendida e para isto é preciso que o texto esteja bem estruturado, coerente , coeso e siga as regras ortográficas. Conhecer a estrutura que compõe um texto escrito se faz importante para diferenciarmos as formas de expressão textual existente , pois cada texto possui seu estilo e gênero próprios.

Os gêneros textuais são textos de qualquer natureza que expressam as práticas sociais que se organizam mantendo seu próprio estilo. Podemos citar alguns gêneros textuais para nosso melhor entendimento: letra de músicas, cronica, resumo, charge, reportagem jornalística, carta, piada, romance, horóscopo, reunião, receitas, fábulas, bula de remedio, bilhete, resenha, manual de instruções, edital de concurso, chat, aula expositiva, entre outros.

Assim, para melhor compreender esses gêneros textuais, realizamos uma pesquisa em uma determinada revista semanal, para perceber que nos deparamos diariamente com essa quantidade infinita de gêneros e que precisamos aprender a identificá-los.

DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA

Desenvolver a leitura é explanar nossos conhecimentos,pois quando lemos “mergulhamos” em um “universo” infinito de informações. Para ampliar nosso conhecimento a leitura é a base, e consecutivamente para produzir bons textos é necessario compreender o sentido de cada um destes, afinal cada texto possui sua característica e seu estilo.

Pesquisa realizada na revista VEJA da edição 2271,30.Mai.12, sobre tipos de gêneros textuais, conseguimos identificar uma rica quantidade desses vários tipos de gêneros e citaremos alguns exemplos encontrados nesta edição.

A familiaridade com esse “mundo” dos diversos tipos de gêneros existentes ocorre a medida que aumentamos a nossa leitura e assim, facilitando tanto na construção, quanto na compreensão de textos.

Seguem exemplos dos gêneros textuais retirados da revista VEJA edição 2271.

a) Gênero Textual: Entrevista

Tipologia Textual: Descritiva

“Botox não cura mágoa”

O dematologista diz que muitos pacientes “ficam meio viciados” na toxina que deixa a pele do roso mais lisa e que, muitas vezes, ele é obrigado a conte-los.

O senhor é contra Botox?

Não. Eu combato o exagero que acaba deixando as pessoas com cara de boneco de cera. O Botox tem um efeito imediato, mas é passageiro. Por isso, muitos pacientes ficam ávidos por novas aplicações. O pessoal fica meio viciado,como se o Botox fosse uma droga (...).

Fonte: Revista Veja, edição 2271, 30 mai.12, pag 54 e 56

A Entrevista realizada por Guilherme Dearo ao Médico Dermatologista Jardis Volpe que possui como tema “ Botox não cura mágoa”, é um gênero textual conhecido como entrevista, portanto, aparece de forma destacada e geralmente vem acompanhada por uma foto para chamar atenção do leitor. Esse gênero é contruido com a finalidade de informação, ou seja, tem objeto de trazer ao leitor conhecimento sobre o entrevistado. Esse tipo de texto possui o foco que é desencadear uma discurssão de forma clara e objetiva para que o leitor consiga interagir com o assunto.

b) Gênero Textual: Anúncio Publicitario

Tipologia Textual: Descritiva

Na pagina 39 da revista Veja edição 2271, retratamos como exemplo mais um tipo de gênero textual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com