TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Funcionamento Da Educação Infantil E Do Ensino Fundamental.

Exames: Estrutura E Funcionamento Da Educação Infantil E Do Ensino Fundamental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do ensino Fundamental.

A utopia passa a ser, mais um avanço possível dado as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas na escola. Deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem.

A função do processo, que é definir as políticas, organizar processos, acompanhar e avaliar, ele está contribuindo para que o trabalho tenha a perder valor o que se manifesta nos níveis salariais, e também no prestigio social de sua profissão.

O avanço da tecnologia não significa apenas a possibilidade de novas metodologias e técnicas.

A sociedade não pode mais suportar determinados índices de desempenho do sistema escolar, como é o caso da evasão e da repetência, com o risco de comprometer a possibilidade de uma cidadania efetiva. O sistema não consegue que todas as crianças na idade escolar ingressem e aos que não consegue assegurar a permanência e bom rendimento.

Fundamental o professor conhecer como tem sido construído o sistema educacional. Oferecer a possibilidade de o professor superar a sua atual condição e se constituir processo ensino-aprendizagem e os compromissos a proposta curricular.

O que diferencia os diversos modos de produzir o ensino-aprendizagem não são seus objetivos. Métodos e técnicas, mas a forma como se organiza a produção enquanto estrutura de trabalho.

A produção do ensino-aprendizagem na forma posta implica num complexo sistema coletivo de trabalho onde se incluem os demais profissionais, como diretores, coordenadores coletivo de trabalho.

A legislação determina que a responsabilidade de educar não seja exclusiva do Estado. A nova LDB responsabiliza a Família, a Sociedade Civil e o Estado.

A Estrutura e o Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fosse desenvolvida depois das disciplinas de filosofia da Educação, Sociologia da Educação e histórico da Educação.

Sem o planejamento o trabalho coletivo viraria um caos, por que precisa de direção. Com varias parcelas de trabalho, a cargo de cada profissional, de racionalidade de compromisso escolar.

Fazer analise/conhecimento da pratica pedagógica Escolar.

De um lado a luta da sociedade para melhorar a educação brasileira, com qualidade e condições de aprendizagem, de outro lado o MEC que é o responsável em comandar, organizar e descentralizar e centralizar toda a educação escolar brasileira do ensino infantil ao ensino superior.

O ministério da educação também tem o dever de definir e executar políticas nacionais de inclusão como, por exemplo: a educação no campo.

De tantas atribuições o MEC se se organiza dividindo em vários órgãos subordinados como o conselho nacional de educação o fundo nacional de desenvolvimento da educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anésio Junqueira INEP.

Com uma estrutura organizacional bem definida que deveria andar bem com os órgãos e entidades federais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com