TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Dialógica

Por:   •  11/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Projetos Integradores

Data de Entrega: 30 de maio de 2014

AVALIAÇÃO

1. Escreva um pequeno texto sobre os elementos ou princípios que alicerçam uma educação dialógica ou regida por uma integração crítica.

2. Como deve ser a atuação do educador/professor dialógico?

3. O que são temas e palavras geradoras?

4. O que são situações limites?

5. O que são atos limites?

6. Descreva os passos de uma investigação ou pesquisa dialógica.

1- Resposta:

Segundo Paulo Freire ao propor a Educação dialógica, defende que diálogo é um fenômeno humano que se revela através da palavra, a partir de suas dimensões: a ação, para a transformação do mundo e a reflexão para a conscientização critica do homem. Para que isso ocorra, a palavra não deve ser privilégios de alguns homens, mas direitos de todos. Ele ressalta que só há diálogo quando existe um profundo amor pelo mundo e pelos homens. Então, devemos ter humildade para aprender com os outros, ter fé no homem e no seu poder de criar, recriar, transformar o mundo em que vive.

Para o autor, o diálogo se faz numa relação horizontal, livre de dominação e opressão, na qual a confiança vai fazendo os sujeitos dialógicos cada vez mais companheiros na pronúncia de mundo, implicando o testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções. Ele destaca também, que a esperança está na própria essência da imperfeição do homem, levando-os a uma eterna busca, que ocorre na comunicação entre os homens.

Finalmente, para que o diálogo verdadeiro aconteça, deve existir no homem o pensar crítico, que percebe a realidade como um processo de constante transformação, para a permanente humanização do homem. Sem ele não há comunicação e nem verdadeira educação.

2- Resposta:

Para Freire, o educador dialógico deve se atentar para o conteúdo programático de educação, na qual esse conteúdo é a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao educando daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada e desorganizada. Para isso o educador deve ser capaz de conhecer as condições em que o pensar e a linguagem do seu educando se constitui, ou seja, esse conteúdo deve ser buscado na realidade da cultura e na consciência que seu aluno tem da mesma.

Para isso o educador deve fazer uma investigação do universo temático ou do conjunto de temas geradores do seu educando. Essa busca implica uma metodologia dialógica que proporcione, ao mesmo tempo, a apreensão dos temas geradores e a tomada de consciência em torno dos mesmos. Deve-se pretender investigar no educando, o seu pensamento-linguagem referido à realidade, os níveis de sua percepção desta realidade, a sua visão do mundo, em que se encontra envolvido seus temas geradores, e tenham a possibilidade de criticar e transformar a sua realidade.

3- Resposta:

O tema gerador é o universo temático mínimo do aluno, que é algo que chegamos através de uma reflexão crítica sobre as relações que o homem estabelece com o mundo e com o outro, e que deve ser obtido a partir de uma investigação realizada por meio de uma metodologia conscientizadora.O que se pretende investigar no educando é o seu pensamento, sua linguagem referido à realidade, os níveis de sua percepção desta realidade, a sua visão do mundo, em que se encontram envolvidos seu temas geradores.

Estes temas chamam-se geradores porque, qualquer que seja a natureza de sua compreensão como a ação por eles provocadas, contém em si a possibilidade de desdobrar-se em outros temas que, por sua vez, provocas novas tarefas que devem ser cumpridas. Os temas se encontram envolvendo as situações limites, enquanto as tarefas em que eles implicam, quando cumpridos, constituem os atos limites. Enquanto os temas não são percebidos como tais. envolvidos e envolvendo as situações limites, as tarefas referidas a ele, que são as respostas do homem através de sua ação histórica, não se dão como temas autênticos e críticos.

É importante enfatizar que o tema gerador não se encontra nos homens isolados da realidade, nem tampouco na realidade separada dos homens. Só pode ser compreendido nas relações homens-mundo. Investigar o tema gerador é investigar o pensar dos homens referido à realidade, é investigar seu atuar sobre a realidade, que é sua práxis.

4-Resposta:

Conforme Freire, a existência do homem é histórica, pois se dá no mundo que eles recriam e transformam incessantemente, na qual o aqui, o presente não é somente um espaço físico mas também um espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com