TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Formal e Não Formal

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

A educação ao invés de ser tratada como um direito fundamental de todo indivíduo, atualmente está sendo usada como uma mercadoria, que visa apenas o lucro, formando assim ‘’mini robôs’’. O direito a educação é também o direito de aprender, pois não basta apenas frequentar aulas e copiar o que o professor diz, é necessário aprender além de matemática e português, temos que ir além, ou seja, aprender a conviver em sociedade.

A educação formal é aquela institucionalizada, ou seja, a qual ocorre no sistema tradicional, o que se aprende na escola.

Já a educação não formal é tudo que aprendemos fora do sistema tradicional, isto é, o que se aprende em casa, por exemplo: ética, valores, religião etc. A sociedade acha que só é legitima a educação formal.

Contudo, toda educação é formal, o que diferencia é o cenário. Pode-se dizer que na educação formal o cenário é a escola, um espaço onde há varias normas. Já na educação informal o cenário pode ser uma praça ou uma igreja, ou seja, pode haver múltiplos espaços, visto que a educação vai além dos muros da escola.

As pessoas ao longo da vida adquirem vários conhecimentos através de suas experiências, o que é de suma importância para o indivíduo trabalhar a socialização.

Segundo o dicionário, conhecer é o ato de perceber ou compreender por meio da razão ou experiência, e com a globalização hoje temos novos espaços de conhecimento, como a internet.

Neste contexto, o professor passa a ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem, e o mesmo deve se manter cada dia mais atualizado.

Segundo o ECA, (artigo 53), “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Contudo, atualmente não é isso que acontece. Na nossa sociedade as grandes cidades são construídas e pensadas apenas para adultos, não se pensam em crianças e idosos e as metrópoles são inseguras para este grupo.

Pode-se notar que hoje o lar há tudo, tem internet, livraria, banco etc, graças a globalização e o mundo sem fronteiras, e quase não precisa sair de casa.

Tendo conhecimento disto, as crianças na nossa sociedade não exercem seu dever de brincar, visto que as cidades não são seguras. Brincando a criança experimenta o mundo, possibilidades e relações sociais. Além disso, o ato de brincar desenvolve a aprendizagem e habilidades.

Além de brincar a educação é de suma importância para o indivíduo, e a cidade exerce um papel importante no ato de educar, pois todo ambiente é educacional.

A cidade pode educar sem intenções ou intencionalmente, ou seja, quando a mesma instrui além de seus deveres tradicionais.

Para uma cidade ser considerada educadora, a mesma precisa ser inclusiva e desenvolver o protagonismo de todos indivíduos, inclusive as crianças.

A cidade educa de forma formal e não formal, sabendo disso o papel da escola na sociedade que educa não é apenas formar alunos, é também formar cidadãos críticos e curiosos, buscando saber de todos os assuntos que envolvem a cidade (políticos, culturais etc), assim formando pessoas que buscam um futuro melhor.

Para isso precisamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com