TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Indígena no Brasil

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

FAEL- Faculdade Educacional da Lapa

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Docente: Antônio Carlos

Discente: Gisele Freire da Silva

A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Salvador, BA

2015

A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

No século XVI, a educação do índio era oferecida pelos jesuítas, através do trabalho missionário, procurando salvar almas, e com seu trabalho educativo, ensinavam as letras, e ao mesmo tempo a doutrina católica e costumes europeus.

Para converter os índios ao catolicismo seria necessário que os jesuítas lhes ensinassem a leitura e a escrita, utilizando-se até de órfãos portugueses para atrair crianças índias, e através delas, seus pais.

Os portugueses se achavam superiores aos indígenas, pois a visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica, então deveriam dominá-los e colocá-los a serviço dos colonizadores, forçando-os a seguirem a cultura europeia.

O objetivo dos jesuítas não era simplesmente missionário, mas facilitar o trabalho colonizador do reino português, sendo o ensino um meio para a submissão, pois seria mais fácil conquistar suas terras se os índios fossem dóceis, submissos, com os portugueses se apresentando em nome de Deus.

O sistema educacional oferecido pelos jesuítas negava a identidade indígena, pois desconsiderava a sua cultura, através de um processo de integração dos índios ao reino português, na tentativa de transformá-los. Ensinavam a Língua Portuguesa, desconsiderando a língua indígena e seus hábitos, crenças e mitos.

Encantados pelas novidades trazidas pelos portugueses, muitas tribos perderam sua essência, passando a imitá-los. Outras tribos procuravam manter a cultura do seu povo. Para tomar as terras dos índios, os portugueses chegavam a matá-los. Por vários motivos, muitos índios foram aos poucos perdendo a sua identidade cultural.

Apesar dos índios virem perdendo sua identidade, sua cultura e costumes, sua história e a própria vida, a sua educação teve seu processo e propósitos alterados e ajustados às suas necessidades, através de uma política de proteção e leis preocupadas pela qualidade de vida desses povos. Os indígenas estão tendo um maior amparo legal na área educacional e na preservação de sua cultura.

Pode-se destacar a Constituição Federal de 1988, que deu início às políticas públicas para a educação escolarindígena, e reconheceu a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições desses povos, além do direito sobre a terra que ocupam, através da FUNAI ( Fundação Nacional dos Índios) assegurar aos índios o exercício desses direitos; em1991, a educação indígena deixou de ser responsabilidade da FUNAI e passou a ser responsabilidade do MEC ( Ministério da Educação); o Conselho Nacional de Educação criou as Diretrizes Curriculares de Educação Escolar Indígena em1999, com a preocupação de manter a diversidade cultural dos índios. Com isso, os índios deixaram de ser tratados como um povo em risco de extinção, passando a serem reconhecidos como grupos étnicos diferenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com