TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Lúdica

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Arte, Criatividade e Recreação.

   Ana Elane Ribeiro da Silva RA: 5531105304

Dúnia Ferreira da Silva RA: 5726169289

    Erika Bittencourt de Souza RA: 3815679121.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob a orientação do professor-tutor à distância Rerison Rodrigues de Oliveira.

Anápolis/Goiás

2014


Influência da escola na criatividade das acadêmicas

         Para Ana Elane nunca foi motivador estudar artes da escola, naquela época não contávamos com nenhum recurso e tínhamos uma aula uma vez por semana, onde tínhamos que trabalhar os mapas, ou desenho livre onde a gente levava jornal, ou gravuras de casa para poder enfeitar esses desenhos.

Os desenhos relacionados com os temas como festa junina tinha um desenho do caipirinha para pintar, bandeirolas para recortar e enfeitar a escola, dia do índio uma indiazinha para ser enfeitada, era quando podíamos usar mais material, tinta, purpurina, folhas, giz de cera, canetinha.

O material reciclado era pouco conhecido na época, os professores não motivavam e nem usavam o material reciclado, não se usava muitas garrafas pet, embalagens de ovo e nem a criatividade era tanta como hoje em dia. O incentivo vinha mesmo por parte da minha família que ensinava tricô, crochê, pinturas em tecido. Com a tecnologia que dispomos hoje tudo se tornou mais fácil, fazer uma aula de artes é prazerosa e desperta nas crianças a vontade de aprender.

        As crianças de hoje tem muita sorte de poderem contar com a disciplina de artes da sua grade curricular porque assim é possível despertar nelas o gosto pelas artes sejam elas plásticas, pinturas, música, tornando um campo antes sem importância em uma área muito valorizada e em ascensão nos dias atuais. Com isso surgem nossos grandes artistas com historias de sucesso pelo mundo inteiro.

        Para a acadêmica Dúnia sua trajetória estudantil começou aos sete anos no antigo pré- escolar e não me esqueço de que uma das disciplinas eram artes e o conteúdo era repleto de desenhos mimeografados que eram colados no caderno com o visto da professora. Tínhamos que colorir bonito e mesmo assim sem nenhum incentivo que valesse a pena continuar com essas aulas. Antigamente as nossas mães que nos incentivavam a aprender desenhos em tecido, confecção de roupas ou bicos em panos de prato, as aulas de música ou pintura, por exemplo, era coisa para rico e ainda assim sem nenhum valor para quem os fazia. Vejo que hoje as crianças estão tendo mais oportunidades e liberdade de expressão e sei que precisamos romper de vez com esta educação estética que fomenta a reprodução de estereótipos e deixar que as crianças produzam com liberdade toda imaginação existente em suas mentes brilhantes. Explorar os meios que possuímos com a criatividade ajuda nossas crianças a se conhecerem melhor, além de tirá-las das ruas e a ficarem longe das drogas, proporcionando também um futuro mais promissor.

         Para a acadêmica Érika também não foi diferente, as aulas eram de Educação Artística onde o aluno na maioria das vezes, já recebia um desenho pronto pela professora com determinação até mesmo das cores a serem usadas. Raramente a professora pedia para desenhar algo livre, ou então todos os alunos tinham que decorar textos e musicas para apresentar em datas comemorativas. As atividades eram sempre repetitivas que não levaram a nenhum raciocínio, para o professor não apresentava domínio na área, nem tão pouco habilidades para ministrar aulas, devido sua formação acadêmica. 

No Ensino Médio as aulas de artes eram praticamente abertas, ou seja, alguns pintavam, outros desenhavam e até jogos de tabuleiros serviam para prender atenção dos alunos. Em época de datas comemorativas fazíamos toda decoração da escola e até lembrancinhas, principalmente em época de festa junina.

A falta de estímulo para com os alunos era extremamente visível, as aulas eram na maioria das vezes desorganizadas, até porque como cobrar algo dos alunos se os próprios professores não eram capacitados.

Somente no segundo ano pude aprender um pouco sobre a história da arte mais tudo muito superficial, até porque a quantidade de aulas semanais era mínima e por isso não propiciavam nenhuma boa expectativa para a arte que existe no mundo. Então minha afinidade com esta matéria não se tornou uma das maiores e posso concluir que muito conteúdo ficou a desejar.

Hoje não, o desenho tem um papel fundamental na formação do conhecimento e requer um sentido de valorizar desde o inicio da vida da criança. Muitas escolas privadas têm como disciplina obrigatória aulas de música, as escolas públicas tentam por meio da banda da escola incentivar os alunos e promovem concursos de desenhos. Seja pouco ou muito que interessa é poder dar as nossas crianças as oportunidades que são direito delas, não podemos cobrar de um aluno o que não podemos dar.

As semelhanças entre as artes estudadas pelas acadêmicas

         As aulas de Artes que as acadêmicas tiveram são muito parecidas já que o objetivo pelo menos aparente era passar o tempo, a criatividade não era incentivada. Os alunos geralmente tinham essas aulas na sexta-feira era como uma aula de lazer, fora da sala de aula às crianças não faziam nada, não pensavam em nada já que desenhar e colorir faz parte da vida acadêmica de todos principalmente nos anos iniciais.

Como futuros professores poderiam propor o uso de material reciclável para a confecção de várias matérias, a utilização de pinturas em tela, o uso de alimentos para colagem, o campo é amplo a única dificuldade seria despertar e mostrar aos pais como é importante essa motivação criativa.

Qual o papel da arte na educação contemporânea?

         A arte possibilita que as crianças se expressem sem a necessidade de falar, a arte deixou de ser somente o pintar, desenhar, cantar e dançar. Nos dias atuais, passamos a dar ao estudo das artes um lugar de destaque com muito mais cuidado e respeito. Antigamente somente quem era rico ou da nobreza podia ter o privilegio de estudar artes mais profundamente, a pessoa seria um grande pintor, dançarino ou que tocasse muito bem, hoje graças a tantas mudanças essa visão também mudou muito, hoje podemos proporcionar as crianças se expressarem sem nenhuma pressão ou cobrança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (757.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com