TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Lúdica

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução ...........................................................................................................................1 Desenvolvimento ................................................................................................................2 Conclusão.............................................................................................................................3 Bibliografia .........................................................................................................................4

Tem este trabalho a vontade de mudarmos e tentar inserir nas pessoas a necessidade de trazermos de voltas brincadeiras que façam parte do cotidiano de cada criança e da sua região. Não é um sonho que não possamos alcançar, necessário se faz deixar a zona de conforto totalmente viciado pela tecnologia ,onde o dialogo transformou -se em mudez polida e ausente daqueles que próximos estão de nos. Era de tecnologia fria sem sentimentos sem criatividade . Onde tudo vem pronto e nos tornamos uma sociedade onde nossas crianças robotizadas por aqueles que já entregam o pacote da ilusão, roubam-lhe a beleza da inocência, a ingenuidade de um sorriso . A grandeza de nova descoberta, basta viajáramos pelos facebooks da vida e nos deparamos com o saudosismo impregnado nas postagens cheias de lembranças onde ate dar benção recebe mais curtidas . Carinhos de rolimã viram manchetes em programa da rede globo, como se ali estive sedo descoberta a forma de brincar. Uma sociedade voraz e capitalista em contrapartida entope as mídias de brinquedos que fazem tudo e a crina deixa de brincar para que o brinquedo brinque com ela.

vVale ressaltar, que o lúdico proporciona uma diversidade de acertos, porém não é negada a criança o direito de errar. Cabe ao educador em sala de aula, está preparada para reconhecer o erro do aluno, para que omesmo não venha constrangir-se pois o erro faz parte do jogo, isto é , da a aprendizagem e pode obter sentido lúdico na medida em que a presença do erro transforma o brincar em exercício de preparação para a vida. O lúdico surge como um importante subsídio para a docência na atual prática pedagógica, onde o educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tornar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. È oferecer várias ferramentas para\ que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida e o lúdico possibilita um aprendizado prático de modo a simular a realidade.

Jogo do castelo A criança é desafiada a descobrir os números que faltam no quadro numérico. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numeração decimal. Jogo da memoria As crianças desenvolvem estratégias de memorização neste divertido jogo de cartas. Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. Apresentamos aqui três tipos de baralhos (pegada de animais, formas geométricas ou contos de fada) e o desafio é organizar as cartas para, depois, conseguir localizar cada uma delas. Jogo cooperativo A ideia básica desse tipo de jogo é a união de todos os participantes contra um inimigo comum - o próprio tabuleiro -, que pode ser representado por um personagem do jogo. Geralmente, ele possui caráter simbólico - por exemplo, a missão de um grupo de príncipes de evitar que uma princesa seja capturada por uma bruxa malvada.  Jogo sem adversários Com retalhos de tecidos, tampas de garrafa e canetinhas, você apresenta para a turma um jogo de tabuleiro instigante e interativo. O nome dele? Jardim das Brincadeiras. Inspirada no original alemão Obstar-te, a arte-educadora Cyrce Andrade recriou o jogo que oferece a oportunidade de trabalhar as brincadeiras.  Todos os jogadores - que podem ser os pequenos daEducação Infantil ou das séries iniciais do EnsinoFundamental - têm a função de salvar juntos o jogo-da-velha, o peão, a pipa, a amarelinha etc. O obstáculo é um grande temporal. É preciso reunir à ciranda as crianças que estão fora da roda (tampinhas coloridas) antes da chuva começar a cair. Se as nuvens (peças pretas) taparem o sol antes disso, o jogo termina Jogo de memoria . Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos. e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.

No aspecto cultural, as brincadeiras tradicionais promovem transmissão da culturainfantil. Estas atividades são empobrecidas devido à falta de espaço que a criança tem para brincar, assim como ao avanço da tecnologia, sendo por esse motivo que na escola o professor deve resgatar essas brincadeiras: amarelinha, as cantigas de roda, de ninar, o faz-de-conta, os contos, os romances, as par lendas, pular corda etc. através das aulas de educação física o professor resgata o folclore de um povo, que é de extrema importância para a identidade de um país e um dos objetivos do currículo da escola. “Brincar de roda”, ciranda, corda, amarelinha, são maneiras de a criança estabelecer consigo próprio e com o outro, de se sentir única, e ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e forma musicais que se apresentam em cada canção e em cada brinquedo’’, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) aborda ainda os objetivos que o professor deve alcançar ao proporcionar jogos e brincadeiras na escola. São eles: •

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com