TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Avanços

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VERA LUCIA ALVES DOS SANTOS

EDUCAÇÃO E SEUS AVANÇOS

[pic 3]

Salvador

2015

VERA LUCIA ALVES DOS SANTOS

  EDUCAÇÃO E SEUS AVANÇOS

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico e Filosófico,Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaíne Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinto, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo NishisKawa,Taíse Nishiskawa.

Salvador

2015

Apresentação

Trabalho solicitado pelos professores, Andressa  Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edineia de Cássia Santos Pinho, Fabiano Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

No curso de pedagogia 2º semestre, tem como objetivo mostrar como se deu a transformação, as conquistas,os êxitos,a  evolução na educação desde a antiguidade até os dias atuais.

Desenvolvimento.

1.1Educação para a vida ou para o mundo.

Embora os índices de formação escolar atuais estejam apresentando melhorias, os problemas socias parecem não apresentarem progresso e sinalizam distância no ponto de vista do que é oferecido e do que realmente precisamos .

Atualmente parece que o sucesso academico está sendo valorizado mais pela parte financeira,porém diante dessa realidade cabe o desperar e ve-lo que  isso pode nos auxiliar permitindo nos antever na educação, se a profissão escolhida for por amor, certamento tudo ficará mais fácil e prazeroso.

È conhecendo o passado vivendo o presente e buscando antever no futuro é que podemos chegar mais próximo de uma educação de qualidade para  todos.

A educação participa do crescimento da sociedade,pois a história da educação está condicionada pela transformação dos valores de cada sociedade.

Ao conceituar educação e formação observamos que a formação se manifesta na forma integral do homem , na sua conduta, comportamento extrerior e na sua atitude interior, consequencia de uma disciplina conciênte no qual no inicio se limitava apenas aos nobres(ricos) ,mais a sociedade burguesa (operarios) converteu em um bem universal,ou seja buscou e conquistou o direito de uma educação para todos, e não apenas para os nobres.

Na idade moderna a educação se separa entre mente e mundo implicando numa relação entre conhecimento e enteresse sociais.

Na idade média,no século XVI com individualismo econômico e político,era dever de cada cidadão buscar seus conhecimentos mediante experiências privadas e pessoas.

E isso causou um abismo entre a mente e o mundo conhecido.

Com isso os homens passaram a lutar para se libertarda ligação com a natureza e com os outros, lutavam pela liberdade na natureza e na sociedade, pois sentiam que grande parte daquele dito era apenas opinião.

Diante disso a classe burguesa dispertou e passaram a lutar pelos seus direitos.

A ducação é o fator mais importante para formação do individuo, por isso devemos interver, junto aos orgões competentes para conquistar, melhorias para nossas, crianças,jovens,afim de lhe conseder uma educação com perfeição.Na qual ainda estamos distante dessa realidade, por isso que devemos juntar as forças(opiniões,sugestões,discursos, para o progresso educativo).

        

1.2- Na antiguidade a educação era voltada para os nobres,os burgueses apenas aprendia a função na qual iria atuar .

Atualmente as profissões são encarada apenas  como fonte de renda é preciso estudar ,adquirir conhecimento para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Nos dias atuais em relação a educação profissional não mudou muito a nossa realidade, é que  algumas pessoas estão exercendo determinada profissão, não por vocação mais visando apenas o lado financeiro.

Em relação ao profissional professor desde a antinguidade era desvalorizada, hoje em dia ainda continua  por parte do poder público,com  salários baixos, ambiente de trabalho inadequado, entre outros problemas, desvalorizado a profissão.

A educação é um dos fatores principais na formação do individuo,toda e qualquer profissão os profissionais aprende, adquiri conhecimento que são levados para o logo da sua jornada seja ela famíliar,profissional ou social.

1.3- A educação na antiguidade é diferenciada por classes: nobres e burgueses, onde apenas os nobres tinhan o direito de adquirir conhecimento não havendo a necessidade da formação inetelectual para determinada profissão,como nos dias de hoje,esse modelo de sociedade,as instituições educativas vão permanecer por muito tempo.

Diante dessa desigualdade social é na grécia que se inicia a história da educação no sentido da realidade educativa,que nós encontramos nós dias atuais.

São os gregos que visam a educação como um problema a ser descultido em busca de melhorias e de igualdade para todos,foi da Grécia que vieram os  modelos de cultura, artes e civilização,foi lá também que a escola se firmou cada fez mais como centro da vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com