TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Trabalho

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Educação e Trabalho

Primeira Questão:

O livro de Suzana Albornoz encontra-se resumido na nossa Aula 1. Para você ter acesso a este resumo basta clicar no botão “Amarrando Ideias” que imediatamente o texto aparecerá na tela. Destacamos aqui um trecho deste resumo:

“Nesta cidade moderna onde se dá o nosso trabalho, salta aos olhos um dado novo, cujas consequências antropológicas, psicológicas e sociais ainda não acabaram de ser avaliadas pelos pesquisadores. Trata-se da separação entre lugar de trabalho e lugar de moradia. Enquanto o artesão fazia seu sapato, a sua cerâmica, no mesmo recinto em que convivia com a família, o operário dos grandes centros da atualidade pode precisar de algumas horas de locomoção para perfazer a distância entre o seu bairro operário da periferia urbana e a fábrica confinada no circuito industrial. Este fato toca de uma forma muito especial as mulheres, tradicionalmente encarregadas do cuidado e da alimentação dos filhos.”

A separação lar e ambiente de trabalho é radical na sociedade industrial. A fábrica submete por muitas horas os trabalhadores a sua lógica, sua autoridade. E para além do tempo trabalhado há o tempo do transporte que em nossas cidades latino-americanas é demasiado longo e penoso. Quais as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras? Como fica o cotidiano das mulheres e famílias?

 

Segunda Questão:

Vamos para a Aula 4. Temos em destaque um filme que é estrelado pelo ator Lázaro Ramos “O homem que copiava”. No final da página você encontra dois links para cenas do filme. O primeiro é o trailer que agora não vamos focar. Entretanto, o segundo link abaixo deste aparece como “Filme editado O Homem que Copiava”. Vamos priorizar este link na segunda questão.

Trata-se de um trecho de cerca de sete minutos do filme. A primeira parte é a cena constrangedora no supermercado. Na segunda parte o ator descreve seu cotidiano de trabalho e sua relação com a máquina copiadora.

1. Descreva o trabalho do personagem.

2. Por que é possível descrever esta atividade como “trabalho alienado”?

3. De que forma o personagem resiste a este tipo de trabalho, que consciência ele tem da sua situação e como a ela se reporta?

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com