TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Trabalho

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Disciplina: Educação e Trabalho 

Coordenador: Carlos Soares 

Nome: Jozelene da Silva Freire

 Polo: NIG

Questão 1:  Ao implementar o neoliberalismo no Brasil a partir da década de 1990, a elite dominante e dirigente buscou seguir as mesmas práticas e os mesmos discursos usados pela elite dos países do capitalismo central para justificar a necessidade de adotar essa política econômica. Em face dessa afirmação, responda:

  1. Quais justificativas utilizadas pelos dirigentes brasileiros para implementação do neoliberalismo no Brasil? (1 ponto)

Justificava-se a implementação do neoliberalismo no Brasil com a necessidade de enfrentamento da crise que atravessava o país após a Ditadura Militar, bem como o atraso das indústrias frente o avanço tecnológico nos outros países, través da modernização que tornaria o Brasil competitivo diante da economia global.

  1. Cite algumas mudanças efetuadas na administração do Estado e na economia brasileira após a adoção da política neoliberal e as principais consequências produzidas por tais mudanças.  (2 pontos)

Após a adoção da política neoliberal iniciou-se medidas de reforma estatal, instituindo uma nova relação entre Estado e sociedade. Nesse contexto, a Administração pública organizava-se de forma flexível e descentralizada, retirando suas responsabilidades sobre os setores públicos , terceirizando as ações sociais, além de implementar a ideia de racionalização dos investimentos. Isso causou um alto índice de desemprego, extinção de direitos trabalhistas ao introduzir a noção de flexibilização do trabalho, tornando-o precarizado.

  1. Quais as mudanças efetuadas na educação escolar pública para atender os (novos) interesses do capital? (2 pontos)  

Na educação escolar houve baixo investimento do Estado, tendo em vista a ideia de diminuir os gastos públicos. A educação passou a ser vista como preparação para o mercado de trabalho, não no sentido de qualificação, mas sim de adaptação ao mercado flexível e ao cenário de disputa pelas poucas oportunidades de emprego.

Questão 2:

“...notadamente a Índia, as empresas de call center empregam um importante contingente populacional. No jugo do capital, é mais barato pagar um habitante de Bombaim para responder as dúvidas de um morador de Londres, mais eficaz fazer com que residentes na Cidade do México abordem consumidores de Barcelona. Um trabalho apátrida, altamente precarizado e que emprega milhões”. (PEREIRA, 2022, p.2)  

Com base em Pereira (2022) e tomando a experiência dos trabalhadores de call centers, responda:

  1. A precarização do trabalho é um fenômeno mundial, expressão da atual fase do capitalismo global. Sendo assim, a escola é capaz de reverter a precarização do trabalho? Por quê? De que forma a escola contribui/não contribui para a formação do/a trabalhador/a de “novo tipo” demandado pelo regime de acumulação flexível? (2 pontos).

Reverter o cenário de precarização do trabalho constituiria reverter o sistema econômico predominante. A escola é capaz de conscientizar seus alunos sobre questões sociais que abrangem os direitos dos cidadãos, bem como a capacidade de transformação, no entanto, ao mesmo tempo, essa instituição está inserida no contexto capitalista, sendo influenciada de certa forma. Nesse sentido, a escola pode contribuir na formação do trabalhador de novo tipo diante da necessidade do desenvolvimento de competências com base nas esferas da vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com