TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS IMPORTANTES DE MAPEAMENTO

Tese: CONCEITOS IMPORTANTES DE MAPEAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques, facilita os deslizamentos e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada O tecido cartilaginoso, outra modalidade de tecido conjuntivo origina-se do mesênquima. Suas características morfológicas obedecem ao plano geral dos tecidos de natureza conjuntiva e tem como função a sustentação. O tecido cartilaginoso é constituído por três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Em todas elas encontram-se células esféricas ou ovóides contidas em lacunas, chamadas condroplastos, situadas dentro da substância intercelular, que recebe o nome de matriz cartilaginosa(1).

2 CONCEITOS IMPORTANTES DO TECIDO CARTILAGINOSO

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível que não cicatriza, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem não possui pericôndrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem, vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos. Cartilagem de crescimento, ou disco epifisial, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento (2).

2.1 DEFINIÇÕES

• É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida;,

• Contém condrócitos e abundante material extracelular que constitui a matriz;

• As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são as chamadas lacunas;

• Não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio), nem vasos linfáticos e nervos;

• As cartilagens que revestem as superfícies dos ossos nas articulações móveis não têm pericôndrio e recebem nutrientes do líquido sinovial das cavidades articulares(3).

3 FUNÇÕES

• Suporte de tecidos moles,

• revestimento de superfícies articulares,

• absorção de choques,

• facilita o deslizamento e é o primeiro esqueleto do embrião e

• crescimento dos ossos longos

Existe 3 funções bem importantes são elas:

• Uma das funções principais da cartilagem é estrutural: oferecer apoio e manutenção da forma de vários componentes do corpo. Na orelha e no aparelho respiratório, por exemplo, as cartilagens têm um papel muito importante para manter abertos o conduto auditivo externo e os dutos que servem de passagem de ar.

• A segunda função importante é a de revestir superfícies articulares. Como a superfície das peças cartilaginosas é muito lisa ela interage com outra superfície cartilaginosa quase sem atrito. Nas articulações, além da superfície lisa das cartilagens, há quase sempre líquido que contribui para o deslizamento adequado entre as superfícies cartilaginosas.

• Durante a vida fetal uma grande parte do sistema esquelético é formada por tecido cartilaginoso. As peças cartilaginosas tem a forma dos futuros ossos e servem de molde para o desenvolvimento do tecido ósseo e de grande parte do sistema esquelético definitivo(4).

4 MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO

De origem mesodérmica, o tecido conjuntivo caracteriza-se por preenchimento dos espaços intercelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhe sustentação e conjunto.

Morfologicamente, apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituído por uma parte não estrutural, denominada de substância estrutural amorfa (SFA), e por outra porção fibrosa.

Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Pode assumir consistência rígida, como, por exemplo, no tecido ósseo; e mais líquida, como é o caso do plasma sanguíneo.

Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:

Colágeno : fibras mais frequentes do tecido conjuntivo, formada pela proteína colágeno de alta resistência (coloração esbranquiçada);

Elásticas:fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina, possuindo considerável elasticidade (coloração amarelada);

Reticulares: fibras com reduzida espessura, formada pela proteína chamada reticulina, análoga ao colágeno.

Portanto, além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo desempenha importante função de defesa e nutrição.(5)

5 ESTRUTURAS PRESENTES

As cartilagens (exceto as articulares e as peças de cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra. As cartilagens basicamente se dividem em três tipos distintos:

• cartilagem hialina;

• fibrocartilagem ou cartilagem fibrosa;

• cartilagem elástica.

5.1 CARTILAGEM HIALINA

É o tipo mais frequente encontrado no corpo humano;

Tem coloração branco-azulada e translúcida a fresco;

Forma o primeiro esqueleto do embrião;

No adulto, é encontrada na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com