TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação é um processo social, é desenvolvimento

Por:   •  25/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.728 Palavras (15 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1.                   RONISE DE SOUZA SOARES

Rio de Janeiro

2016

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora    ÂNGELA MARIA PAIVA GAMA

                                                                Turma: 9017

                       

 Curso: Pedagogia

  1. Rio de Janeiro

2016

AGRADECIMENTOS

À Universidade Estácio de Sá e a Professora Ângela Maria Paiva Gama pelo incentivo, atenção e orientação para realizar os trabalhos propostos.

À Diretora do EDI Edith Marques de Souza Elisabete Patueli Biró Rocha conhecida por todos carinhosamente como Elisa, pela oportunidade de trabalho na área de Educação Infantil.

Aos meus colegas de trabalho e as crianças por me ajudarem a cada dia a ter um olhar diferente sobre a Educação Infantil.

Aos meus familiares pelo apoio e colaboração em todo o processo de realização do trabalho.

E a todos que contribuíram de alguma forma e me passaram informações necessárias para entender e aprofundar o meu conhecimento da Educação Infantil.


"A educação é um processo social, é desenvolvimento.

 Não é a preparação para a vida, é a própria vida."

                                                             John Dewey


                                                                SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................06

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO..........................07

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................................07

1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR................................................................................08

CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS....................................................................................................................09

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DAS ATIVIDADES OBSERVADAS..............09

2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO...................................................10

2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO...................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................12

REFERÊNCIAS......................................................................................................................13

ANEXOS.................................................................................................................................14ANEXOS.................................................................................................................................15

CONCLUSÃO.........................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O estágio é fundamental para a formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O estágio ocorreu no EDI Edith Marques de Sousa, situada na Rua: Açafrão S/N – Padre Miguel, na cidade do Rio de Janeiro; onde foi realizado o estágio de docência na sala de Berçário II, no período Matutino, Escola modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade. O estágio se realizou nos dias 19/09/2016 a 03/10/2016, com carga horária de 66 horas.

A educação infantil se faz necessária e essencial na vida das crianças, tendo não só a unção de as preparar para o ensino fundamental, mas proporcionar as crianças um ambiente de aprendizado, brincadeira, conhecimento, diversão e trabalhar deste a infância o respeito pelo outro, deveres e direitos para que num futuro possam se tornar cidadãos de verdade.

No capítulo I descreverei a estrutura e o funcionamento da instituição, fazendo uma descrição geral do local, sua estrutura física, seu cotidiano e o levantamento do quadro de profissionais da instituição.

No capítulo II falarei da dimensão pedagógica, focando principalmente na pesquisa sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, as atividades observadas e realizadas durante o estágio.

Por último, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Edith Marques de Souza foi inaugurado em 11 de maio de 2011.É uma instituição pública da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 O EDI recebeu esse nome em homenagem à professora Edith, diretora concursada, muito conhecida e respeitada por seu trabalho impecável durante vinte e quatro anos na E.M. Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça em Bangu. No local havia há 40 anos um prédio abandonado do INSS, o qual foi implodido em 2009 e ali foi construído o EDI.

  1. – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Sua infraestrutura é bastante satisfatória contem agua filtrada, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica.

Dependências: 6 salas de aulas (Berçário II, duas turmas de Maternal I, duas turmas de Maternal II, uma turma de Pré-escola), 37 funcionários (Direção, Professores, Agentes de Educação Infantil, Lactarista, Cozinheiras, Pessoal da limpeza), sala de diretoria, refeitório, cozinha, Parque infantil, berçário, banheiro dentro do prédio adequados à educação infantil e a pessoas com necessidades especiais, elevador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com