TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolha do Magistério

Por:   •  14/5/2018  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

A trajetória de cada pessoa é particular, mas em relação aos estudos acredito que todos busquem realização pessoal, profissional e com isso uma melhoria de vida, pois sabemos que quanto mais se estuda mais fácil se torna a colocação no mercado de trabalho, assim como a melhoria no salário.

A carreira e o curso me escolheu e não o contrário. Fiz minha primeira graduação em Letras (Português/Inglês) porque já dava aulas em cursos particulares de inglês e então resolvi me especializar na área e a licenciatura tem um diferencial de colocação rápida no mercado de trabalho, pois nunca nos imaginamos professores, mas depois que pisamos em uma sala de aula e começamos a ministrar aulas percebemos que apesar dos percalços gostaríamos de fazer isso pelo resto da vida. Depois de quase 20 anos de formada, inicio os meus estudos em Pedagogia. O fato do curso ser a distância facilita muito, pois tenho obrigações nos empregos (como professora trabalho em duas escolas diferentes) e facilita ao conciliar a minha vida corrida de trabalho com as tarefas em relação a minha casa, e por morar em uma cidade do interior que não tem o curso, então teria que viajar mais de 80 quilômetros diários para poder estudar, isso sem contar o custo do transporte junto com a mensalidade, ficaria desgastante e muito caro.

Diferente da graduação em Letras – que era bem específica em relação ao conhecimento baseado principalmente em línguas e literaturas- a pedagogia me dará um entendimento maior em relação ao aluno- aprendizagem- metodologia- problemas no aprendizado- gestão de pessoas. O meu leque de conhecimento se tornará muito mais completo com essa segunda graduação, além de entender a complexidade da abordagem do ensino/aprendizagem e o funcionamento da escola como um todo gerindo desde os alunos até os professores.

Apesar de estar muito no início ainda, posso perceber que as matérias englobam muito do nosso conhecimento de mundo dialogando com o conhecimento mais específico de cada matéria em si, fazendo essa ponte entre nós alunos que somos hoje com o futuro pedagogo que seremos. Se irei trabalhar no ensino infantil não posso dizer com certeza, hoje estou fazendo o curso de Pedagogia com a intenção de entender as nuances do aprendizado e uma área que me agrada muito é a coordenação, mas são projetos e planos futuros.

Como profissional da educação que sou acredito realmente que a transformação do indivíduo e a evolução da sociedade como um todo se dá através da educação, mas fico triste também de ver que nosso esforço na sua grande maioria não é reconhecido. Cobra-se muito que tenhamos um educação de primeiro mundo mas não temos o aporte necessário para isso, e não me refiro somente ao orçamento destinado para essa área, mas sinto que deva ter uma mudança de pensamento em relação a importância da educação, que é uma tríade formada pelo aluno-família-comunidade.

Ao longo da nossa vida profissional passam por nossas mãos milhares de alunos dos quais podemos fazer a diferença na vida de alguns e se tocarmos pelo menos um sabemos que todo o nosso esforço e trabalho valeu a pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com