TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Cidadã

Por:   •  19/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3


Mapa Mental

















[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

Exemplo de ética e moral relacionados à
atuação como futuro pedagogo.

O professor deve trabalhar questões que desenvolvam a responsabilidade ética e moral dos alunos, para melhor funcionamento e desenvolvimento na vida cotidiana, mostrando na prática que também está sendo responsáveis quanto aos seus deveres docentes.  

Ética e moral para os alunos:
1- Não apelidar alunos ou profissionais, evitando magoar, ferir sentimentos ou autoestima.

2- Seguir as normas e regras de funcionamento para escola.

3- Respeitam as diferenças, físicas e emocionais uns dois outros.

Ética e moral para os professores:
1- Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações.

2- Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos.  

3- Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.

4- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular.

5-Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.

A Ética e a Moral na Formação do Pedagogo no Brasil

        A ética e a moral estão interligadas, mesmo possuindo significados diferentes. A aplicação de ambas no cotidiano é fundamental, a prática da empatia, as responsabilidades morais, afetivas e também emocionais estão relacionadas a esse tema, em todos os âmbitos da sociedade, inclusive o educacional.  

        Fundamentada nos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, a ética tem como fundamento explicar as regras e comportamentos morais do ser humano de maneira racional e cientifica.  Enquanto a moral está relacionada a um conjunto de regras adquiridas através da cultura, tradição, educação, que orientam o comportamento humano, aplicadas no cotidiano por cada cidadão.

        Entretanto a moral estar relacionada aos valores individuais, ou seja, é a ação diante de situações diárias do cotidiano, como por exemplo: “sair do acento no ônibus, mesmo estando cansado, e ceder o lugar para um idoso”, nesse momento a ética entra em cena, refletindo fazer ou não fazer, sim ou não, certo ou errado. Na ética ocorre a reflexão sobre os comportamentos e se realiza o juízo de valor.

        Na formação do pedagogo a ética e moral estão entrelaçadas, o profissional que preza seu trabalho e compromisso, contribui diretamente para formação de alunos críticos e autônomos, que podem praticam a empatia diariamente. O pedagogo tem papel fundamental, amplo e complexo, pois além das diversas funções aplicadas na prática pedagógica, toda ação planejada ou não influencia de forma significativa os alunos, de modo geral.

        Entretanto a participação do pedagogo na vida educacional dos alunos, seja criança ou adolescente, ultrapassa os conteúdos aplicados e estudados, estando diretamente relacionado à conduta e responsabilidade moral. Por isso, é fundamental   na graduação de pedagogia disciplinas direcionada para ética e moral já que esse conhecimento é crucial para formação dos futuros docentes que terão um impacto extremamente significativo na vida de diversos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com