TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Professores do Ensino Médio

Por:   •  22/2/2023  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

Ao tratar as distintas formas de OTP, cabe destacar a reflexão inicial que o texto trás sobre a compreensão da natureza desse trabalho e seus atores. Na escola todos realizam trabalhos de natureza educativa, desde os docentes até os demais funcionários e, também, os estudantes, pois o trabalho pedagógico se refere ao trabalho educativo que se realiza de forma intencional, referente ao ensino-aprendizagem (relação docente-discente) com base na efetivação de uma proposta curricular, realizado em determinado tempo e espaço com características peculiares à docência. Sua organização está ancorada nos fundamentos legais e nos fundamentos materializados nas políticas educacionais que constituem as bases do Projeto Político-Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Trabalho Docente.

Referente a efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola e das práticas democráticas, deve-se assegurar condições para a participação da comunidade escolar nos debates em Conselhos de Classe, na formulação dos PPPs e nos processos de eleição de diretores, por exemplo. A reescrita do PPP da escola apresenta-se como espaço apropriado à participação ampliada de toda a comunidade escolar por se tratar da carta de princípios que pode ser tecida nas relações de compromisso, cabendo ao gestor escolar a função de articulador visando a construção coletiva.

O exercício democrático não está imune aos conflitos. Nos processos de decisão coletiva estão presentes forças, disputas e jogos de interesses. O gestor escolar deve atuar em prol do diálogo coletivo, onde o grupo pode decidir pelo atendimento de algumas questões de ordem individual, sem prejuízo da organização pedagógica da escola.

Cabe enfatizar que o estudante e o processo de ensino e de aprendizagem são o ponto de partida e de chegada da organização do trabalho pedagógico escolar. Dessa forma, a gestão democrática se constitui como prática efetiva quando não se distancia da atividade-fim (ensino-aprendizagem). Portanto, o gestor escolar e o coordenador pedagógico não devem se desviar das rotinas que dizem respeito ao estudo, à pesquisa, ao planejamento, acompanhamento e avaliação de todos os processos pedagógicos escolares que buscam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para embasar a organização do trabalho pedagógico e o estudo da sua realidade, pode-se realizar um diagnóstico por meio do levantamento dos dados, leituras de referência e, principalmente, suas implicações, para não se limitar a uma simples listagem de dados.

Dentre os espaços escolares mais identificados com reflexões sobre as práticas gestoras e docentes são os Conselhos de Classe e o espaço-tempo destinado à hora-atividade.

No Conselho de Classe encontra-se o espaço apropriado para avaliação do processo de ensino, para fazer o acompanhamento e avaliação das práticas docentes e discentes, mas que muitas vezes cedem lugar à mera expressão numérica dos resultados da avaliação da aprendizagem ou simplesmente se limita a um espaço para leilões de notas, conceitos e menções.

Na hora-atividade encontra-se o espaço para realização de atividades de estudo, pesquisa, planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. É a constituição de espaço destinado à discussão das necessidades do trabalho docente para além da sala de aula e que exige tempos diferenciados para sua organização. Contudo, sabe-se que existe ainda uma distância entre o direito prescrito na lei e a efetividade desse direito.

A gestão democrática da escola, além de criar espaços no processo de formação continuada dos professores, deve fortalecer sua participação em outras instâncias de gestão colegiada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com