TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  24/11/2018  •  Monografia  •  7.082 Palavras (29 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 29

MARIA APARECIDA HERCULANO FERREIRA

MARIA DE FÁTIMA PAULINO DOS SANTOS

MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES DA SILVA

        

JOGOS NAS AULAS DE GEOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES

SÃO JOSÉ DA LAJE – AL

2014


MARIA APARECIDA HERCULANO FERREIRA

MARIA DE FÁTIMA PAULINO DOS SANTOS

MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES DA SILVA

JOGOS NAS AULAS DE GEOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao colegiado do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof. Msc. José Renan Gomes dos Santos

SÃO JOSÉ DA LAJE – AL

2014


RESUMO

O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições e possibilidades para uso de jogos nos Anos Iniciais, para tal, realizou-se uma pesquisa experimental que consistiu na aplicação de jogos nas aulas de Matemática para o ensino de Geometria. O trabalho teve como participantes 18 alunos de uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na zona rural do município de União dos Palmares – AL. Inicialmente, foram aplicadosquestionários de entrevista com os alunos e a professora dessa turma; em seguida, ao longo de três semanas foram trabalhados, com os alunos, os conceitos de Geometria a partir dos jogos. No geral, foi observado que os alunos, em suamaioria, conseguiram concluir os jogos e demonstravam interesse em participar das atividades. Também, observou-semelhora no aprendizado dos conceitos explorados, o que indica uma contribuição desses jogos no processo de educação matemática dos alunos envolvidos.

PALAVRAS - CHAVE: Jogos. Educação Matemática. Ensino de Geometria.

INTRODUÇÃO

Durante nossa trajetória como professora de Ensino Fundamental, foram encontradas dificuldades para ensinar matemática, em especial, Geometria. Geralmente, as aulas são monótonas e desestimulantes, os rendimentos baixos e os alunos desmotivados, dificuldades que não se diferem de quando éramos alunas.

Mediante os desafios citados, justifica-se a busca por alternativas que não só facilite, mas também incentive, diversifique e possa favorecer o ensino de matemática e, em específico, de Geometria. É de fundamental importância que os educadores não permaneçamalheiosàs inovações e busquem aprofundamento nas possibilidades de realização de se


trabalho, bem como o rompimentocom os paradigmas e preconceitos que os possam limitar. Para isso, existem diversas alternativas, dentre elas as aulas de campo, o trabalho com sucatas, uso de recursos tecnológicos e a utilização de jogos, tópico no qualessa pesquisa investe.

Os jogos, por ser inerente ao ser humano, possuem um nível considerável de aceitação. Por possuir caráter lúdico, podem aproximar o alunodamatemáticae, por conseguinte, desenvolver gosto por ela.

A Matemática é considerada, por muitos, uma dasdisciplinas principais do currículo nacional, é um conhecimento que está presente em nossas vidas desde o nascimento, no entanto érejeitada por muitos. Seu ensino,geralmente, dá-sedescontextualizado, mecânico edesvinculado do cotidiano.

Com o ensino da Geometria não é diferente, não é escassa sua aplicação de forma vaga, sem recursos didáticos e de forma alheia aos conceitos utilizados e produzidos pelos alunos, sobretudo em seu cotidiano. Por tudo isso é que se questiona: Quais as Contribuições e Possibilidades do Uso dos Jogos nas Aulas de Geometria para os Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de União dos Palmares?

Para tentar responder a pergunta acima, realizou-se um experimento sobre o uso de jogos com alunos do Ensino Fundamental. Antes, foram entrevistados os alunos e a professora regente da turma, para detectar-se o que ela pensava sobre ouso de jogos como recurso didático e sobre como os alunos vêem os jogos.

Na literatura sobre Educação Matemática e uso de jogos, foram encontrados diversos trabalhos, tais comoo de Almeida e Costacurta (2010), que a partir do uso de atividades lúdicas para o ensino, em que perceberam melhora na aprendizagem de conceitos de Geometria; o de Scolaro (2008), em que realizou um trabalho sobre o uso de Materiais didáticos manipuláveis como recurso nas aulas de matemática, no qual indica que esta forma de trabalhar tornou as aulas dinâmicas e prazerosas; e Cabral (2006) que mostra em seus estudos como os jogos estão sendo vistos no meio escolar, e aponta os mesmos como uma das possibilidades para trabalhar em sala de aula.

O foco desse presente trabalho é a verificação das possibilidades e contribuições do uso de jogos em aulas de Geometria em uma Escola Municipal de União dos palmares numa turma do quarto ano do ensino fundamental.

1. DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA

Sabe-se que a Geometria é uma ramificação da Matemática que estuda as formas e está presente nos diversos campos de nossas vidas, seja ela nas mais variadas construções, nos diferentes elementos da natureza ou nos mais variados objetos utilizadosno nosso dia- a- dia.Ruth Rocha, em seu dicionário, afirma que “A Geometria é parte da matemática que tem por objetivo a extensão e as propriedades das figuras em uma, duas, ou três dimensões” (ROCHA, 2009, p.354).

De acordo com Santos (2005), ao longo dos tempos a Geometria vem sendo estudada e utilizada por grandes nomes como: René Descartes, Pitágoras, Euclides, Tales de Mileto, entres outros. A mesma área do conhecimento também vem sendo explorada por pessoas comuns em suas atividades, entre eles é possívelcitar o pedreiro, o marceneiro, o alfaiate, o arquiteto, o engenheiro, além de marcar presençanas mais variadas produções. Contudo, as aulas de Geometria ainda continuam de forma tradicional, sem trazer nenhum significado para o cotidiano dos alunos. Para Matos e Leme (2011), passou a ser desvalorizada ainda mais, principalmente com a chegada do Movimento da Matemática Moderna nos idos anos 80. Até nos livros didáticos esse conteúdo aparecia apenas no final e muitas vezes não dava tempo trabalhá-los. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC2014, p.11) reforça que“Embora se reconheça a importância da Geometria, percebemos que ainda é preciso superar algumas dificuldades relacionadas ao seu ensino, como por exemplo, trabalha somente ao final do ano [...]” (PNAIC 2014, p.11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (403.4 Kb)   docx (138.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com