TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmicas:  Bruna Ramos e Giuliana Paiva

Professor: Marcelo Bueno

Período: 8º A, Pedagogia

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

É um ponto estratégico para o seu bom funcionamento e para o cumprimento de sua missão e de seus objetivos. Tal como também as organizações do terceiro setor têm de ser muito bem geridas do ponto de vista de recursos humanos, financeiros, materiais para que sejam capazes de estabelecer parcerias e conseguir sustentabilidade.

Nesse processo estão envolvidos todos os órgãos, instâncias, setores e departamentos organizacionais. A construção de projetos sociais deve ser bem clara para todos os envolvidos nas seguintes etapas: elaboração, execução, monitoramento e avaliação. É necessário que seja um projeto participativo, que permita a construção de todos.

        A análise da realidade social, econômica e política também é de primordial importância para as organizações.   Assim, um programa ou um projeto necessita basicamente de planejamento, organização, direção e controle. Para isso, determina-se três formas de planejamento: o estratégico (se torna a visão do futuro da organização, possui visão ampla, de longo alcance a fim de prevenir crises), o tático (demanda visão específica de médio prazo, voltado para o interior da organização), e o operacional (que demanda o detalhamento dos objetivos e estratégias do planejamento tático de curto prazo).

        A análise dos contextos internos e externos das organizações é essencial para a construção do planejamento correto para o programa. Essa análise trata de informações que contribuirão para um planejamento mais eficaz para os beneficiários e para a organização. Seguindo o contexto, cada instituição definirá missões na qual deve ser clara e focada, ou seja, conhecer o rumo que deseja seguir pois torna-se capaz de priorizar parcerias, ações, recursos e estratégias. Assim, pode focar em um público alvo, mas é preciso compreender que não há somente uma solução para o problema que o atinge, mas um conjunto delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com