TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD
CURSO DE LINCENCIATURA EM PEDAGOGIA
PÓLO TUCURUÍ

HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

[pic 2]

 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

ACADÊMICAS:

Andréia da Silva Sousa            RA: 4405559

Elene Barbosa Gonçalves         RA: 438266

Elielma de Sousa Menezes        RA: 437214

Lorraynna Neres Rocha             RA: 443245

Maria de Nazaré Alves Baia      RA: 8113723353

Silveria de Sousa Mota              RA: 443049

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) de Licenciatura em Pedagogia Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota na Disciplina Didática.

PROFESSORA Á DISTÂNCIA:

PROFESSORA PRESENCIAL: Andrea Ferreira Escórcio

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa deixa claro o objetivo central das transformações ocorridas com decorrer do tempo. Podendo observar o desenvolvimento da educação, e suas mudanças, preservando a memória da educação escolar, seja por meio de oralidade ou escritas.

Com registros disponibilizados fica fácil o acesso da Educação Brasileira, sendo em seu inicio meio e fim. Podemos ler no presente o que aconteceu no passado e assim vivenciar no tempo. Sempre houve interesse exterior na educação brasileira, pois nota-se que não havia interesse em forma identidade próprio.

Ao observar a ordem cronológica da educação no Brasil os Jesuítas se estalaram para estabelecer uma religião um sistema de ensino complexo e exemplar; porém sua expressão deixa um a grande falha onde interropem a aquisição de modelo em educação, mostra todas as reformas e diversas tentativas de elaborar um sistema educacional que possa atender as necessidades do país. Porém está licenciada nesse país.

SUMÁRIO

Etapa 1:

SOMOS FEITOS DE TEMPOS?

Somos seres históricos mudamos com decorrer do tempo, somos responsáveis por construir nossa cultura e sociedade na qual pertencemos passada por nossos ancestrais que passam de geração para geração.

Somos um processo de interrupção dessa forma não é possível uma natureza manter características universais e eternas. Não há um ser que advém de todos, para que seja modelo em todo o tempo.

A história sentiu uma necessidade de reconstruir o passado, isso f oi possível através dos relatos e acontecimento que ocorreram na ação de transformar individuo em tempo, seres vivenciados pela memória.

A seguir citaremos trecho de  uma musica do cantor: Lulu Santos,que se  chama: Como uma onda no Mar.

Ao elaborarmos essa ATPS, resolvemos citar um trecho dessa música ao nosso entender ela retrata de tempo.

“Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará”…

Esse trecho fala de mudanças constante em nossas vidas, que nada acontece por acaso, o mundo sempre está transformando e inovado sem ter como voltar atrás.

Precisamos ser coerente e estarmos com total equilíbrio diante das mudanças que ocorrem.

O mundo está sempre sujeito a transformações e através dessas transformações o homem se evolui junto ao mundo.

.

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ao relatarmos sobre tempo e história, observamos o ser passa por diversas transformações, porém sempre preservando a memória existente, diversificando conforme a cultura que o tempo age.

A memória relata as lembranças e recordações. Através das lembranças e imagem, podemos reconstruir o passado, e construir a história.  

A educação estabelece determinados objetivos, onde corresponde á visão do homem e de Mundo em cada tempo e espaço histórico.

No final da Idade Média se deu origem ao conceito de Tempo, onde surge a ideia de progresso e de evolução. Ao passar por esse processo a Educação também evoluiu.

As comunidades tribais valorizavam as contações de suas histórias por meio de seus deuses, onde levavam vantagens á interferências divinas nas ações humanas não davam valor aos acontecimentos que ocorriam diariamente das comunidades, sua maneira de educar era de forma espontânea, crianças e jovens observavam o que os mais velhos faziam em suas atividades e os mesmos faziam iguais.

Entre o século V A.C, se desenvolveu a Educação Clássica, onde se deu a origem em Roma e Grécia, mantendo suas características, mas profundas presentes no Ocidente tanto a pedagogia como a educação.

Com a expansão dos modelos socioeducativos, que alcança a Grécia assim como Roma, é formada a Educação Ocidental, onde se faz surgir à reflexão anti-regulada, universal e rigorosa, encontradas pelo Ideal de Paidéia, que formam humanos focados a individualidade.

A Educação Grega passa pó quatro períodos: heroico cívico, clássica, humanista e enciclopédia.

A Educação Romana por sua vez, é baseada em três períodos: heroico- patrício, helência e imperial, seus pontos são semelhantes, porém possuem pontos de divergências importantes.

A Revolução Cristã organiza a Paidéia, onde é voltada para o sentido religioso, os processos educativos são ministrados dentro de instituições religiosas, a cultura escolar se organiza em métodos de mensagem cristã. O cristianismo abrange toda a Europa, a Educação Medieval, influência as matérias abstratas, deixando de utilizar a educação intelectual e cientifica.

Na Idade Média se inova a tradição pedagógica e educacional, onde se influência separar e impor ao mesmo tempo se reúne pensamentos próprios modernidade.

Na modernidade é apresentada a reorganização de saberes.

Devido às transformações nas áreas da sociedade a modernidade ocasionou um rompimento com a Idade Média. A idade Moderna ficou conhecida como Idade das Revoluções, deixando em evidência as diferenças e definido uma sociedade livre e mais unida.

Marx e Weber os aspectos organizacionais ficam claros do Mundo Moderno, que se mantêm o centro a eficiência no trabalho e controle social, tudo ocorre na Idade Moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (99.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com