TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL

Por:   •  2/6/2022  •  Artigo  •  4.855 Palavras (20 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 20

FAVENI- FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

         ANA PAULA LOPES NASCIMENTO

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: IMPACTOS CAUSADOS NÃO SÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS NA EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL.

   

        BARRA DO CORD-MA

2021

                                           


FAVENI- FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

 

               ANA PAULA LOPES NASCIMENTO

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: IMPACTOS CAUSADOS NÃO SÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS NA EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL.

   

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em EDUCAÇÃO

INFANTIL: PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS.

BARRA DO CORDA-MA

2021

 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: IMPACTOS CAUSADOS NÃO SÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS NA EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL.

Ana Paula Lopes Nascimento[1] 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O presente artigo irá explicar brevemente como a educação de Surdos no Brasil evoluiu com o passar dos anos, mostrando quais são os principais acontecimentos históricos que marcaram sua trajetória. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica reflexiva, realizado a partir da leitura e aprofundamento da literatura vigente sobre a temática. Tomou-se como embasamento teórico os autores Moura, (1996), Strobel (2009, 2008), Silva et al (2006), Skliar (1997, 1998), entre outros, que tiveram como eixo as diferentes abordagens educacionais para surdos. Esse trabalho teve como objetivo analisar sobre a trajetória da educação dos Surdos no Brasil para assim compreendermos os principais marcos históricos que frisaram a Educação de surdos no Brasil. Conclui-se, no entanto, que a trajetória dos surdos e suas lutas por direitos no que se refere à educação de surdos, ainda são um desafio contínuo, mas ainda existem muitos obstáculos a serem ultrapassados.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, surdo, história, libras.


  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo principal compreender os processos históricos que marcaram a Educação dos surdos no Brasil e os impactos causados não somente na educação Infantil, mas na Educação em geral. Para o presente artigo foi utilizado uma pesquisa bibliográfica, com a seguinte problemática: Quais são os principais acontecimentos históricos que marcaram a educação dos surdos no Brasil? Para ajudar na base teórica do seguinte trabalho recorremos às ideias de: Moura, (1996), Strobel (2009, 2008), Silva et al (2006), Skliar (1997, 1998), entre outros, que tiveram como eixo as diferentes abordagens educacionais para surdos, levando em consideração o fato de que essas abordagens deixaram marcas educativas no processo de escolarização de estudantes surdos.

   Para Estudarmos a história da educação dos surdos no Brasil, primeiramente devemos citar a história da educação dos surdos em um contexto geral, especialmente no período da antiguidade, época em que os surdos sofreram muitas atrocidades, eles eram proibidos de viver em sociedade, muitas vezes nem eram considerados seres humanos.  E foi somente no século XVI que se deu início a tentativa de educar surdos. Alguns pioneiros nessa iniciativa foram nomes como Pedro Ponce de Léon, John Bulwer e Juan Pablo Bonet. Mas apenas após mais dois séculos, que um religioso francês, Michel de L’Epé, cria um método de ensino as pessoas surdas de Paris, dando início a prática do gestualismo.

Dom Pedro II tem um curioso, porém, importante significado para o início da história da educação de surdos no Brasil. Pois alguns anos depois a convite de Dom Pedro II, Ernest Huet, um professor surdo francês e sua esposa chegam ao Brasil, em 1855, com o objetivo de fundar uma escola para surdos e daí surge o Instituto Imperial de Surdos-Mudos (atual INES), fundado no ano de 1857, por Dom Pedro II com a ajuda de Ernest Huet. Esse instituto foi referência em toda a América Latina, recebendo pessoas surdas de famílias abastadas de todo o continente. Outro aspecto interessante é a origem da nossa língua de sinais, que tem suas raízes linguísticas na França e não em Portugal, como nossa língua oral. Isso também se aplica na história da Língua de Sinais Americana, sendo apenas diferenciada por ter sido levada aos Estados Unidos por outro professor surdo.

Lamentavelmente, poucos anos depois em 1880, acontece o Congresso de Milão, aonde somente pessoas ouvintes votaram, e tomaram o direito dos surdos de se comunicarem através de línguas de Sinais, causando um atraso de 100 anos no estudo e desenvolvimento dessas línguas.  O congresso de Milão trouxe para a história dos surdos um período onde a língua de sinais, a identidade surda, a comunidade surda ficou a margem de discussões, de pesquisas científicas, onde os instrutores surdos que já eram uma realidade nas escolas foram extintos.   E somente um século depois, é que estudos organizados principalmente por William Stokoe, da Universidade Gallaudet (EUA), são apontados e volta-se a trabalhar a perspectiva do Surdo se comunicar através de línguas de sinais e daí surge o bilinguismo que é bilinguismo é uma realidade brasileira arduamente construída ao longo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com