TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA, FILOSOFIE E SOCIOLOGIA

Por:   •  14/10/2019  •  Dissertação  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  85 Visualizações

No período do Regime Militar surge um novo pensamento de educação: a pedagogia histórico – crítica. Ela poderia trazer mudanças para a sociedade dando oportunidade aos alunos de terem o entendimento dos ensinamentos de forma crítica, capaz de tomarem suas próprias decisões um ensino associado as suas realidades sociais, que é o oposto da escola tradicional que era engessada e não permitia o aluno de pensar.  Na educação tradicional o aluno simplesmente assistia a aula que o professor se programava e passava  com muitos conteúdos e exercícios no quadro. Os alunos não podiam questionar, tinham somente que ouvir e copiar os conteúdo passados.

 A Pedagogia histórico – crítica Permite aos alunos a compreensão dos conteúdos que estão sendo passados em aula de uma forma que eles possam levar para as suas vidas esse conhecimento. Permitindo a eles o questionamento e a reflexão crítica.

O papel da escola é dar condições para que todo assunto transmitido possa ser assimilado.   Os alunos devem conseguir construir idéias e organizá-las através de determinados assuntos.

A interação entre professor e aluno com diálogos, leituras, discussões, conversas e trabalhos marca o método de ensino. Desta forma vão se construindo idéias e avaliação é permanente e contínua.

O professor deixando sempre uma porta aberta, para que haja diálogo entre com o aluno, possibilitará o entusiasmo e o interesse do aluno  no aprender.

Pedagogia Histórico - Critica é um marco na educação brasileira, com fundamentos no Método Dialético de Elaboração do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural.

 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com