TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Povos Afro Indígenas e Cultura Brasileira

Por:   •  22/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho

História dos Povos Afro Indígenas e Cultura Brasileira

Nome: Renata Monteiro dos Santos                 

Curso: Pedagogia 1º 2016

Estácio - Campus Jabaquara

Hibridismo Cultural

O hibridismo cultural é a mistura; resultado de encontros entre várias formas de cultura, vários povos e tradições.

É um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos da humanidade e a América Latina sempre foi um excelente lugar para a ocorrência do hibridismo cultural, pois sempre foi palco de imigrações e migrações. Todo migrante é híbrido, porque, quando deixa sua terra, torna-se diferente, pois encontra em terra estrangeira, outros costumes, outras crenças, músicas e danças. Os costumes que trouxe em si se unem aos que encontra e se inicia um processo de hibridismo cultural.

A questão de hibridismo em países como o nosso é uma constante, pois somos formados pelo choque de culturas, que ganha maior amplitude em tempos chamados “globalizados”, quando o acesso aos produtos e informações de outras culturas se torna muito maior.

Semiosfera

A Semiótica é uma ciência que estuda os signos, toda e qualquer linguagem. Tem por objetivo a investigação de todas as linguagens possíveis, ou seja, o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção, de significação e de sentido.

A Semiosfera é o espaço habitado pelos signos é o mundo de signos e significados em que todos os seres humanos vivem e interagem. Onde ocorrem os processos de comunicação e desenvolvimento de códigos e linguagem.

(LOTMAN, 1996) Em linhas gerais, uma família é uma semiosfera, pois tem homogeneidade semiótica e quando ela entra em contato com outra família, surge uma fronteira das semiosferas. Além é claro da possibilidade de alguém dentro da família, após este contato, começar a pensar ou compreender o mundo de forma diferente, respeitando a individualidade semiótica, nascendo uma fronteira individual dentro da própria família. Ou seja, surge uma semiosfera dentro de outra semiosfera, que vai desencadear necessariamente uma fronteira de semiosferas.

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um conceito antropológico definido como a visão demonstrada por indivíduo ou grupo, que discrimina o outro, julgando-se melhor, ou seja, o centro de tudo, por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura.

É uma tendência observada em ideologias nacionalistas como o fascismo, por exemplo, na qual seus seguidores tem a tendência de julgarem sua cultura superior em algum critério em relação às demais. Tal posição não pode ser considerada com o racismo, pois o racismo usa critérios supostamente biológicos para estabelecer o conceito de superioridade, já o etnocentrismo usa uma forma cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade.

Comportamentos etnocêntricos costumam sinalizar apreciação negativa dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são muitas vezes apontadas como absurdas e imorais.

Não podemos confundir etnocentrismo com valorização cultural, porque o termo em si significa considerar-se superior a outros povos por critérios culturais.

Diversidade cultural

Diversidade cultural compreende vários aspectos que representam as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, a forma de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que vivem em uma determinada sociedade.

A diversidade significa variedade e diferenciação. É um conceito criado para entender os processos diferentes entre as várias culturas que existem ao redor do mundo.

As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; ou a "marca" que diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

Hoje, devido ao processo de colonização e de miscigenação cultural, quase todos os países possuem sua diversidade cultural, ou seja, todos possuem um pouquinho de outras tradições e costumes outras culturas.

O Brasil é um país extremamente rico em diversidade cultural, devido a sua extensão de terras e a variedade de colonizações e influências que sofreu ao longo da construção da sociedade brasileira.

Nas regiões norte e nordeste, predominam as tradições indígenas e africanas, juntamente com os costumes dos povos europeus, que colonizaram o país.

Na região centro-oeste, existe uma grande presença da diversidade cultural indígena, com forte influência da culinária mineira e paulista.

No sudeste e sul destacam-se costumes de origem europeia, com colônias portuguesas, germânicas, italianas e espanholas que, mantêm a cultura típica de seus países de origem.

Para alguns o fenômeno da globalização oferece risco para a diversidade cultural, pois acreditam que ela prejudica as tradições culturais e contribui para a perda da identidade de uma sociedade.

Usos e Abusos mestiçagem e da Raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século XIX

Lilia K. Moritz Schwarcz

O texto da autora Lilia Schwarcz, mostra como a mestiçagem foi vista no Brasil, apresentando um discurso baseado em teorias raciais de acordo com os conhecimentos do mundo ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (218.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com