TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hora da atividade

Por:   •  16/4/2018  •  Dissertação  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Hora Da Atividade

Nas salas de aula construtivista uma porção do dia é dedicada a atividades individuais ou em pequenos grupos , eles escolhem livremente as atividades e , tais como jogos de grupo , atividades de conhecimento físico , jogos de faz de conta , atividades de leitura , construção com blocos e artes.

Na educação infantil esse tempo as vezes e chamado tempo livre, esse livre em algumas salas refere-se a liberdade de escolha das atividades pelos alunos, em outras salas porém é considerado como o abrir mão de ensinar do professor onde esse tempo considerado “vago” serve para o professor estar envolvido com outras tarefas. Assim compreendemos que pelo olhar destreinado de um observador seria apenas um tempo para a criança brincar , já para um observador treinado, o tempo livre oferecido pelo professor construtivista vai muito além.

A hora da atividade é um momento onde a criança interage, cabe ao professor aproveitar essa oportunidade e cultivar uma atmosfera sócio moral de respeito e cooperação mútua na qual as crianças estão interagindo e são intelectualmente ativas.

Objetivos e Fundamentalização

O objetivo geral da hora da atividade é que as crianças sejam mais ativas intelectual, social e moralmente e cada vez mais capazes de se autorregular.

Os professores construtivistas abrem caminhos para que as crianças lidem com as questões e não dependam dos adultos para obterem a verdades e valores. Eleonor Duckworth em seu livro (1987) diz que: “Desejamos que as crianças se engajem a tal ponto na busca de seus interesses e metas que, a partir daí surja a inspiração para terem ideias maravilhosas. Esta é a essência do processo de construção dos valores morais e verdades intelectuais”.

Três Categorias de conhecimento refletidas nas atividades

É apontado três espécies de conhecimento: o físico, o logico matemático e o arbitrário convencional.

Conhecimento Físico

Baseado em experiências com ações sobre objetos e na observação de suas reações.

Ex.º: Uma criança pode deixar cair um objeto na agua para descobrir se boia ou afunda. A fonte do conhecimento portanto está parcialmente na observação das propriedades do objeto.

Conhecimento Logico-Matemático

É o resultado das ações mentais de reflexão sobre objetos , que introduzem características que esses objetos não tem nas ideias do indivíduos sobre eles. Por exemplo pegar um livro e uma bola e atribuir-lhes a condição de “dois”, não esta descritos neles mas, é produto da mente de quem conhece e e da essa características numéricas.

Conhecimento Convencional Arbitrário

É o da verdade arbitraria, reconhecida por convenção e regras conhecidas pela coordenação de pontos de vista. A fonte do conhecimento convencional arbitrário são as outras pessoas , através de meios de comunicação (Ex.º: o fato de 25 de dezembro ser dia de Natal e regras como os automóveis devem para quando o semáforo estiver vermelho).

Uso das Três Espécies de Conhecimento de Piaget

Após Piaget fazer essas distinções ele adverte que e difícil conceber um conhecimento puramente físico ou convencional mas sim que eles estão interligados.

Assim um professor construtivista pode montar um planejamento com atividades que levem a raciocinar , com pensamentos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com