TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTANCIA DA ARTE PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR

I INTRODUÇÃO

A busca pelo conhecimento se dá por diversas vias e uma delas é pelo acesso aos bens culturais. Por meio da arte, o sujeito amplia sua capacidade de reflexão e percepção, assim como sua sensibilidade. Vigotsky (1999) afirma que; “o que não estamos em condição de compreender diretamente podemos compreender por via indireta, através da alegoria, e toda a ação psicológica da obra de arte pode ser integralmente resumida ao aspecto indireto dessa via”.

No trabalho apresentado será realizada uma releitura do artista Romero Britto, a obra escolhida é “A NEW Day”, uma obra viva e alegra como toda gama do artista supracitado. O mesmo coloca em suas pinceladas a alma do colorido do olha de uma criança.

A partir da experiência dividida pelo grupo, da recriação dessa obra, foi possível ter uma atitude investigativa com relação ao lúdico, a arte e a forma de passar o legado do quão importante é o aprendizado através da formação estética.

Neste trabalho será possível perceber também um pouco da experiência do grupo em ter realizado a releitura tridimensional da obra, a vida e obra do artista Romero Britto e a eminência da formação estética no desenvolvimento tanto do docente quanto do discente.

II DESENVOLVIMENTO

As artes visuais tem fundamental importância no desenvolvimento pleno do ser humano, uma vez que só ele é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações. E através da arte, revelar a capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado e compartilhar saberes.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997: “O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida."

Neste portfólio o artista escolhido para desenvolver a releitura da obra, foi Romero Britto, um conceituado artista nordestino, autor de artes incríveis e com uma sinergia inimaginável. É um artista prestigiado pelas celebridades americanas, tendo pintado quadros para personalidades internacionais e também para grandes nomes nacionais, como Bill Clinton, o príncipe William, Kate Middleton, Pelé, Roberto Marinho e para a Presidenta do país, Dilma Rousseff.

O artista nasceu no Recife, Pernambuco, em 6 de outubro de 1963, aos 8 anos de idade começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal.

Através das pesquisas sobre o autor escolhido pelo grupo, tivemos que fazer a escolha da obra, que foi bastante demorada, pois deveríamos levar em consideração a confecção e adaptação dos cenários, além da quantidade de objetos que aparecem na arte e suas respectivas poses. Foi muito interessante ouvir a opinião de todo o grupo com relação à forma de execução da arte, cada um trazia a sua maneira uma possibilidade para realização da mesma. E depois de muita pesquisa e discussão, o grupo decidiu enfim a obra “A New Day”. Que não foge da performance cheia de cores e emoções do artista Romero. Conhecido pelos seus colegas e fãs como o “pai das cores”.

A equipe se deparou com à necessidade de se familiarizar com o termo tridimensional, que por sua vez, é uma obra que pode ser vista de diferentes ângulos, como por exemplo, as esculturas ou mesmo a gravura com a técnica 3D. Posterior a isso, chegou a hora de colocar a mão na massa, e dá vida a nossa releitura da obra de Romero Britto.

Para realização da releitura utilizamos cola, pincel atômico, recortes de tecido, papel, isopor, palitos de churrascos, entre outros materiais.

Nos sentimos protagonistas de toda uma história repleta de cores e emoções, como o próprio Romero diz: “A decisão de colorir é toda sua”.

Ter contato com a produção de uma arte deste nível, ou seja, a tridimensional, e ao mesmo tempo desafiador, nos fez refletir o quão importante é, antes de tudo se educar e se permitir está ativo na realização de algo tão complexo, so assim partimos do seguinte pressuposto, que arte é libertação e diversão educacional.

Na estética não existe o certo ou o errado e muito menos o duvidoso. Na estética se questionam os conceitos que são colocados a frente sobre qualquer coisa, mas nunca se chega a uma definição segura. Para entender os conceitos de estética aplicados à arte é necessário conhecer a história de todas as artes. Não somente das artes plásticas, mas de todas elas. A arte passou por muitas situações diferentes durante toda a história da humanidade. Cada época, cada período, cada movimento, cada estilo artístico possui sua visão estética própria.

Além de conhecer a história é necessário também conhecer a cultura de cada povo no mundo. O pensamento estético é desenvolvido de maneira diferente em cada um deles.

Estética é a ciência que estuda a noção do belo, mas nunca dita o que é belo ou não. A arte se utiliza dessa ciência para definir um trabalho expressivo.

No ato de ensinar, o professor deverá possibilitar meios para criação e aprendizado de que o caos também faz parte do processo de reordenação e que esse mesmo processo é cíclico e em constante mutação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com